sábado, 16 de novembro de 2013


DIÁCONO ROBERTO BOCALETE

COMO FOI VIVER OS ÚLTIMOS MESES COMO DIÁCONOS?
A experiência do diaconato é muito bonita e nos coloca diariamente como instrumentos de Deus no serviço da evangelização. Bênçãos nas casas e nos estabelecimento comerciais, celebração das exéquias, a proclamação do Evangelho e o serviço do Altar na liturgia, a caridade (trabalho na Casa Abrigo e no Lar São Vicente de Paulo), nos motiva a abraçar o serviço da Igreja com entusiasmo. Trarei recordações muito positivas desses meses!

QUE EXPERIÊNCIA DESTACA DE SUA VIDA DIACONAL NA PARÓQUIA ONDE TRABALHOU?
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga tem sido uma grande escola de aprendizagem, comunhão e experiência pastoral. Destaco como profunda a experiência de ter presidido pela primeira vez o sacramento do batismo e ter assistido o matrimônio, o trabalho realizado na Casa Abrigo de espiritualidade e Pastoral da escuta: foram experiências que acrescentaram muito em minha caminhada. Destaco também a motivação de fazer parte da história da Paróquia no momento em que celebra 70 anos de história: na preparação da ordenação a presença dessa comunidade tem sido sempre fecunda.

COMO ESTÁ A PREPARAÇÃO PARA A VIDA SACERDOTAL?
A preparação tem sido tranquila e frutuosa, profunda nas dimensões humana, espiritual, intelectual, pastoral e também na convivência com presbitério e o bispo, com quem fazemos comunhão. Tenho tirado as dúvidas administrativas e práticas da vida da paróquia; estudamos e fizemos revisão do Direito Canônico para o matrimônio; estudamos textos da moral cristã para o bom atendimento das confissões e direção espiritual, e ainda debatemos temas urgentes da pastoral, revendo nosso Plano diocesano, que toma nova perspectiva a partir do próximo ano. Ainda faremos o retiro espiritual em preparação à ordenação, dos dias 14 a 17 de novembro, em Itaici, e contamos com a oração do povo de Deus para nossa santificação.

QUE LEMA ESCOLHEU PARA A SUA VIDA SACERDOTAL? O QUE ELE SIGNIFICA?
Em comunhão com diácono Rafael, escolhemos um trecho do Salmo 39(40): “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor”. Em minha vida esta frase esteve muito presente quando decidi discernir meu chamado, ingressando no Seminário. Ao sair de minha casa, levei comigo e em meu coração tal lema: vou seguir Jesus com alegria, fazendo sua vontade e lendo a cada dia seu projeto. Assim, ao ser ordenado presbítero, assumo e reitero o trecho do salmo: é com alegria e motivação que assumo este ministério na Igreja de Jesus Cristo, como discípulo apaixonado, seguidor desejoso de fazer a vontade do Senhor!

QUANDO SERÁ A ORDENAÇÃO E A PRIMEIRA MISSA?
A Ordenação Presbiteral será no dia 06 de dezembro, às 20h, na Catedral de São José. A Primeira Missa será celebrada na minha comunidade de origem, Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém, dia 08 de dezembro, às 10h, na Igreja Matriz. Todos estão convidados.

O QUE DIZ AOS JOVENS SOBRE A VOCAÇÃO SACERDOTAL?
A vocação a vida presbiteral é um dom, uma graça e um chamado. É dom e graça porque a vocação é Deus e ele dá suporte para que amadureçamos em nosso caminho: a presença de Deus é saborosa. É chamado, porque pressupõe resposta e disponibilidade. Tudo isso é felicidade, porque vocação quando bem vivida, nos direciona para realização! Vamos dizer sim ao projeto de Deus! Vamos nos lançar para as águas mais profundas!
  
COMO PERCEBEU A VOCAÇÃO SACERDOTAL?
Minha vocação foi compreendida na comunidade, nos trabalhos pastorais, na vida da paróquia, no desejo de ser discípulo e anunciar o meu amor por Jesus Cristo, por quem me apaixonei. O chamado acontece no cotidiano, no qual nos percebemos como instrumento de Deus. O chamado acontece quando olhamos a necessidade do outro e da Igreja e fazemos opção em servir. Percebi a vocação quando entendi que minha vida teve novo sentido a partir de Jesus Cristo.

UM RESUMO DE SEUS DADOS
DIÁCONO ROBERTO DA SIVA BOCALETE

Nascido aos 20 dias do mês de fevereiro de 1982, filho de José Roberto Bocalete e Ana Maria Bocalete, foi batizado dia 21 de março de 1982 na Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém, na qual vivenciou também sacramentos da Eucaristia e Crisma após o período de Catequese e fez sua caminhada de discernimento vocacional em meio aos trabalhos da comunidade. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz em 2004, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus fez o Curso de Filosofia de 2006 a 2008 e o Curso de Teologia de 2009 a 2012; cursou Letras na UNORP (2001-02 e 2006-07) e também fez especialização “lato sensu” em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) de 2008 a 2010.

Ministério de Leitor: 12 de outubro de 2011 (Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus)
Ministério de Acólito: 18 de fevereiro de 2013 (Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus)
Ordenação Diaconal: 04 de agosto de 2013 (Catedral de São José), com o lema: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7)

Os trabalhos pastorais foram realizados:
Desde 2007: Pastoral Bíblico-Catequética diocesana
2007: Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém (Pe José Eduardo Vitoretti)
2008-09: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em São José do Rio Preto (Pe Cleomar Bessa)
2010-11: Paróquia São Pedro de Ubarana (Pe Lorival Marques  e Pe José Eduardo Vitoretti)
2012: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e Capelas, em São José do Rio Preto (Pe Fábio Paganin)
2013: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga (Pe Gilmar Margotto)
2013: Pastoral da Comunicação diocesana



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A catequese mistagógica 
Pe. Roberto Nentwig e Regina Menon

1. Por que falar de mistagogia?
O tema mistagogia aparece em um momento de urgência de renovação da Igreja e de nossas práticas evangelizadoras. As vozes do documento de Aparecida ainda ecoam em nossos ouvidos, proclamando a necessidade de deixar uma pastoral de mera conservação, avançando para a renovação das estruturas eclesiais (DAp 366-368). Diante do indiferentismo religioso, da falta de consciência cristã dos batizados e da grande massa de católicos que buscam nossas comunidades como “fregueses” dos serviços eclesiais, faz-se necessária uma renovação de métodos. Na catequese, não podemos mais nos contentar com a falta de engajamento dos muitos que recebem os sacramentos de iniciação e depois somem da Igreja.

Diante de tal realidade com a qual se depara nossa prática pastoral, precisamos tomar consciência de que estamos em tempos de evangelização. Tempos em que urge o primeiro anúncio da alegre boa nova, levando nossos interlocutores ao encontro pessoal com Jesus Cristo, na adesão ao seu Reino. É urgente uma catequese mistagógica que resgate os tempos áureos dos primeiros séculos para renovar a prática catequética.

2. O que é mistagogia?
Mistagogia é um termo grego que significa “conduzir ao mistério”. Segundo Pe. Gilson Camargo, é possível traduzir o termo por “ter domínio” do mistério. É evidente que esta expressão precisa ser bem interpretada, já que Deus não é alguém que dominamos, além do que a vida nele é uma graça, não depende somente de nossos esforços. Um cristão mistagogo tem intimidade com o mistério divino e deixa transparecer Deus de modo simples e fácil.

Cabe explicitar que este “mistério” não é um segredo inatingível. O Novo Testamento define “mistério”como o desígnio divino oculto em Deus desde todos os séculos (Ef 3,9), agora revelado em Jesus Cristo (Cl 1,26-27). Portanto, ser conduzido ao mistério é encontrar-se com a pessoa de Jesus Cristo, acolhendo o desígnio do Pai (a salvação) na força do Espírito Santo. A experiência cristã, portanto, não é um sentimentalismo vazio, nem um mero aprendizado teórico, mas a experiência viva que leva o fiel a aderir ao Reino de Deus, o projeto do Pai, em comunidade, assumindo a dinâmica renovadora da Páscoa: o mistério de morte e ressurreição (Rm 6,8-11; Fl 3,10-11).

O termo mistagogia designa o último tempo do processo catecumenal. Trata-se de um tempo que valoriza muito a liturgia do Tempo Pascal, com a finalidade de fazer o neófito experimentar a Páscoa do Senhor e sentir-se acolhido pela comunidade da qual começou a fazer parte pelos sacramentos. Na Igreja antiga, as catequeses mistagógicas tinham a finalidade de levar os neófitos a aprofundar os sinais que foram manifestos na recepção dos sacramentos da iniciação.

Ao tratarmos de mistagogia na catequese, no entanto, não estamos falando de um tempo determinado, pois todo o processo catequético deve ser permeado pela mistagogia, ou seja, deve ter a finalidade de levar Deus ao coração e à vida dos interlocutores.

3. Caminhos mistagógicos
 Destacamos três caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica: a Palavra, a liturgia e a oração.

a) Palavra. Tanto a tradição da Igreja como as Escrituras são fontes da Palavra de Deus. Sobretudo, destaca-se a Bíblia, “livro por excelência da catequese”, como fonte primordial da atividade catequética. Ainda carecemos de uma catequese mais bíblica, do uso frequente da Escritura nos encontros, de uma intimidade maior no uso da Bíblia por parte do povo católico.

Os documentos da Igreja têm insistido sobre a prática da leitura orante, como um caminho eficaz para o uso da Escritura na pastoral. A lectio divina destaca-se como um método de leitura orante em consonância com a grande tradição da Igreja. Inspirada na oração dos monges, conserva quatro passos que remontam ao monge Guido (séc. XII), escritor do livro A escada dos monges (BOFF, 2006):

- Ler: leitura calma, pausada, procurando saborear cada palavra;
- Meditar: como a Palavra aplica-se na vida da pessoa;
- Orar: deixar a oração, a prece, o louvor brotar da Palavra;
- Contemplar : sentir-se amado por Deus. Os místicos falam deste estágio como o mais elevado, como total entrega a Deus.

Esses degraus não precisam ser necessariamente justapostos (vir um após o outro). É importante que primeiro se faça a leitura e, depois, deixe brotar a oração de acordo com a inspiração do Espírito e as características próprias do grupo.

b) Liturgia. A liturgia, por si só, tem uma dimensão catequética. As celebrações, com sua riqueza de palavras e ações, são uma verdadeira “catequese em ato” (CR 89).“Embora a sagrada Liturgia seja principalmente culto da majestade divina, é também abundante fonte de instrução para o povo fiel” (SC 33). Uma celebração bem preparada, participada e adaptada à realidade com verdadeira dignidade e cheia do verdadeiro sentido litúrgico, educa na fé, recorda os seus conteúdos centrais, renova o ideal de vida cristã e incrementa a consciência de pertença eclesial. Pela ação do Espírito Santo, a liturgia alimenta e estimula ao compromisso com a vida.

Há uma contínua união entre Palavra e símbolo, colaborando para que o conteúdo da fé seja interiorizado, não permanecendo como uma mera teoria: “O rito, ao envolver a pessoa por inteiro, marca mais profundamente do que uma simples instrução e interioriza o que foi aprendido e proclamado, realçando a dimensão de compromisso” (IVC 44). Na liturgia há o envolvimento corporal por cantos, gestos, vozes, silêncio, de modo que a união entre atitudes do corpo, símbolo e Palavra contribuam para uma experiência mais concreta do mistério: Na liturgia conjuga-se ‘o que se diz’ e a ‘maneira de dizer’. Gestos e palavras transmitem seu sentido no próprio ato. Por isso mesmo são até mais expressivos do que discursos e ensinamentos. (…) Mais do que compreender por intelecção o importante é que se experimente algo do mistério pascal de Cristo. Se celebrado com intensidade e profundidade não haverá risco da banalização repetidora (PERUZZO, 2010, p. 33).

O Diretório Nacional de Catequese corrobora esta ideia, afirmando a necessidade de um itinerário catequético que inclua um itinerário celebrativo como componente indispensável (DNC 118): As festas e as celebrações são momentos privilegiados para a afirmação e interiorização da experiência da fé. ORICA é o melhor exemplo de unidade entre liturgia e catequese. Celebração e festa contribuem para uma catequese prazerosa, motivadora e eficaz que nos acompanha ao longo da vida. Por isso, os autênticos itinerários catequéticos são aqueles que incluem em seu processo o momento celebrativo como componente essencial da experiência religiosa cristã. É esta uma das características da dimensão catecumenal que hoje a atividade catequética há de assumir.

Toda a atividade da Igreja tem suas forças arraigadas na liturgia. A catequese deve conduzir à vivência litúrgica, pois esta sintetiza a experiência cristã. Sobretudo aqui, destaca-se o uso de símbolos e gestos litúrgicos, pois estes afetam áreas do ser humano que o conteúdo racional não alcança. Uma catequese mais celebrativa e orante traz a força do significado dos ritos, conduzindo os
interlocutores, de modo eficaz, à vivência do Evangelho.

c) Oração. A catequese deve ser “permeada por um clima de oração” (DGC 85). O encontro catequético não deve parecer uma aula ou palestra, mas ser um espaço aberto para o diálogo com Deus. Qualquer conteúdo exposto deve ser interiorizado pela prece, sobretudo valorizando a espontaneidade e a criatividade. Hoje muitos cristãos rezam somente fazendo pedidos. É preciso que nossos catequizandos exercitem a oração como meio para experimentar o amor de Deus, acolhendo o mistério divino de um modo afetivo.

Já falamos da importância da Sagrada Escritura como caminho mistagógico. A Bíblia é a principal fonte da oração: o fundamental é partir da leitura do texto sem a pretensão de encontrar verdades, mas para acolher o sentido espiritual. Depois da leitura, muitos são os caminhos que nos ajudam a orar: repetir as frases do texto pausadamente (pedir que o grupo repita), cantar refrões, fazer preces espontâneas… Convém, seguindo a tradição da Igreja, concluir o momento orante com um Pai-Nosso, reunindo todas as preces. Um caminho por vezes esquecido é o silêncio. É preciso deixar Deus falar, imaginando-se, por exemplo, no cenário do texto lido (método Jesuíta). Enfim, o importante é que a Palavra seja o guia mestre de nossa oração.
  
4. O catequista mistagogo
 O catequista mistagogo é um instrumento que facilita o encontro dos seus catequizandos com o mistério divino. A Palavra tem forte relação com o seu proclamador. No contexto da revelação, não basta saber com exatidão o que é pronunciado, mas é preciso conhecer quem comunica, pois quem enuncia é também mensagem.

A força reveladora e realizadora da Palavra de Deus são evidenciadas na catequese. Também o catequista, seguindo a lógica da revelação, não apenas transmite verdades, mas revela o próprio Deus. Para que este mistério aconteça com eficácia, o catequista não fala de si mesmo, mas a partir do seu encontro com o Senhor, de sua experiência, de sua vida.

Catequese significa fazer ecoar. Ela será um verdadeiro eco da Palavra de Deus se o catequista deixar transbordar do seu interior aquilo que nele está repercutindo. Aquele que ouve, por sua vez, acolhe em seu coração este transbordamento e passa a também ser um eco da mesma Palavra.

São Paulo nos diz que somos um texto vivo da Palavra; “Sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo” (2Cor 3,3). O catequista, portanto, é uma carta de Deus, em texto vivo. Fala mais pela sua vida do que por suas palavras, comunica mais com o seu jeito de ser, com sua alegria e amor do que com suas ideias. Por isso, para catequizar, o catequista deve se deixar escrever pelo Espírito Santo. Deixará que o amor seja impregnado em seu coração, lembrando que este é um mistério para os simples: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes estas coisas dos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25).

Portanto, o catequista mistagogo é aquele que se encontrou com o Senhor, assumiu o seu projeto em sua prática de vida e deseja, por um ímpeto interno, anunciar a experiência realizada (1Cor 9,16), além de não descuidar da formação continuada. Não basta mudar os métodos se não houver catequistas que transmitam a verdadeira experiência de encontro com Cristo.

5. Elementos para uma catequese mistagógica
 Não se pode falar de mistagogia sem abordar o processo catecumenal. O catecumenato foi resgatado como forma ordinária de iniciação de adultos, seguindo a metodologia do RICA. Sua eficácia evangelizadora fez dele um modelo inspirador para outros processos catequéticos, como afirma oDiretório Geral para a Catequese: “Dado que a missão ad gentes é o paradigma de toda a missão evangelizadora da Igreja, o Catecumenato batismal, que lhe é inerente, é o modelo inspirador da sua ação catequizadora” (DGC 90). O Diretório Nacional também afirma: “é a inspiração catecumenal que deve iluminar qualquer processo catequético” (DNC 45). Assim, é nossa missão construir itinerários de educação na fé de inspiração catecumenal. Deste modo, estaremos favorecendo uma catequese mistagógica

Para alcançar este objetivo, é preciso conhecer a metodologia catecumenal. São características essenciais da metodologia catecumenal: seu caráter cristocêntrico e gradual, a função eclesial, a centralidade do mistério pascal, a inculturação, a formação intensa e integral vinculada a ritos e símbolos (IVC 72-73).

Portanto, um itinerário catequético catecumenal e, consequentemente mistagógico, não é uma repetição do que nos é proposto pelo RICA, mas a aplicação criativa da metodologia catecumenal. Seguem algumas pistas que podem nos ajudar.
 - Realizar encontros celebrativos: os gestos, os ritos, os sinais da liturgia são bem vindos na catequese. Comunicamos mais dos mistérios divinos pelo uso de sinais do que pelo enunciado de teorias.
 - Aproximar os catequizandos da liturgia: é preciso que compreendam e se apaixonem pela liturgia, sobretudo pela participação ativa das celebrações eucarísticas.
 - Realizar celebrações catequéticas. É muito oportuno fazer com os catequizandos algumas celebrações da Palavra, convidando os familiares, reunindo outras turmas. Os próprios catequistas podem conduzir estes momentos, inspirando-se nos conteúdos catequéticos, valorizando e partindo sempre da Proclamação da Palavra – da palavra brota a oração em comunidade.
 - Realizar celebrações de entrega e ritos de passagem. É preciso resgatar o sentido da gradualidade do processo catequético presente no catecumenato. O catequizando deve sentir que ele avança a cada dia no caminho. A realização de algumas celebrações de passagem pode ajudar neste sentido. Aqui merecem destaque as entregas, tão valorizadas no catecumenato: pode haver uma celebração festiva, com toda a comunidade, com a entrega de um símbolo para cada etapa do itinerário: a Bíblia, o Pai Nosso, o Credo, a Cruz, as Bem Aventuranças… Outras celebrações também são carregadas de significado: celebração de acolhida (no início das atividades catequéticas, com as famílias), celebração de envio… Convém que as celebrações de entrega aconteçam na celebração eucarística, com a assembleia reunida. Deste modo, intensifica-se a consciência da participação comunitária.
 - Valorizar o tempo litúrgico.
É preciso retomar toda a riqueza do Ano litúrgico e a centralidade do Mistério Pascal. O tempo da Quaresma, com sua riqueza, é um forte momento para se vivenciar a fé por gestos concretos, principalmente aproveitando-se a Campanha da Fraternidade. Não esqueçamos também do apelo à oração, das celebrações penitenciais, via sacras… O Tempo Pascal é o centro do Ano Litúrgico. Convém que a iniciação eucarística e a Confirmação sejam celebradas neste tempo, vinculando-os ao sentido da vida nova que brota da Ressurreição do Senhor.
 - Conduzir os catequizandos para a participação em atividades evangélico-transformadoras.
Não podemos nos esquecer de que a mistagogia é uma educação para o viver cristão. Não basta a Palavra, a liturgia e a oração se não nos convertemos. Assim, é muito oportuno que os catequizandos realizem atividades que os eduquem para a caridade e o compromisso social, como atividades em prol da ecologia, visitas em instituições sociais, campanhas, etc.

Uma catequese mistagógica necessita de agentes mistagogos. Que pela graça do Espírito, sejam suscitados pessoas que deixem transbordar do seu interior o encontro decisivo com o Cristo, Senhor, na adesão ao seu Reino. Só assim, teremos uma catequese viva, mais querigmática, bíblica, celebrativa, orante e mistagógica!

** FONTE: http://imaculadacintra.blogspot.com.br/ (BLOG DA IMACULADA)

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