quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ENCONTRO I:
 "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas"

PREPARANDO O AMBIENTE
Colocar em destaque sobre uma mesa um crucifixo, a Bíblia aberta, com flores e uma vela acesa. Escrever em uma cartolina: “Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Lucas”

Temos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João, maneiras diferentes de compreender e experimentar Jesus Cristo. O livro que vamos refletir e meditar no mês da Bíblia deste ano é o Evangelho de Lucas, fruto de uma prática evangelizadora que nos ajuda no processo de iniciação e reiniciação na fé, bem como nas exigências para formação cristã permanente. Lucas nos ensina que para sermos discípulos-missionários é preciso a opção radical por Jesus e pela proposta do Reino; carregar a cruz como dom total de si mesmo a Deus (assumindo as consequências da opção por Cristo); servir a Palavra com docilidade; vivenciar a oração pessoal e a celebração litúrgica como espaços de experiência com Cristo ressuscitado.



I - ORAÇÃO INICIAL
 Vamos nos preparar para refletirmos com profundidade e saborearmos a Palavra de Deus, neste mês em que nos dedicamos a aprofundar a Bíblia, pedindo as luzes do Espírito Santo para nos ajudar a compreendermos nossa missão, trilhando os caminhos do evangelho de Lucas:
Canto: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus, o amor, o amor de Jesus!(2x)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Que graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus, o Filho Senhor que nos chama a partilhar a vida, a unção e o poder do Espírito Santo estejam sempre conosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Educados pela Palavra, façamos na fronte o sinal-da-cruz, compromisso com uma consciência cristã evangelizadora...
Ouvintes da Palavra, façamos nos ouvidos o sinal-da-cruz, para sermos atentos à Palavra de Deus, a Sua voz que nos chama ao discipulado...
Iluminados pela Palavra, façamos nos olhos o sinal-da-cruz, para aprendermos a ver as maravilhas de Deus na simplicidade, para olharmos a realidade com os olhos de Deus...
Alimentados pela Palavra, façamos na boca o sinal-da-cruz, para que anunciemos a Palavra de Deus e sejamos vozes proféticas na realidade...

II – DEUS NOS FALA - LEITURA ORANTE DA PALAVRA
O texto que vamos ouvir descreve a vocação dos primeiros discípulos. O chamado ao seguimento. A leitura orante vai nos ajudar a ler, meditar, rezar, contemplar e a agir a partir das palavras de Jesus. Vamos mergulhar no evangelho, deixando que a Palavra ecoe em nossos corações:

Canto: Aleluia, Aleluia, como o Pai me amou assim também eu vos amei. Aleluia, Aleluia, como estou no Pai permanecei em mim!
Leitura do texto: Lc 5,1-11

Canto: Deixa-me ficar em paz, Senhor para ouvir tua Palavra! No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!
LEITURA: O que diz o texto? Perguntas para ajudar na leitura
1) O que a cena nos narra? O que aconteceu?
2) Onde estavam e quem são os personagens principais da narrativa?
3) Por que as barcas estavam paradas e os pescadores lavavam as redes?
4) O que disse Jesus a Pedro ao subir na barca? Como Pedro reagiu?
5) Como foi o resultado da pesca quando Pedro obedeceu a Jesus?
6) Qual a proposta de Jesus a Pedro?

PISTAS PARA LEITURA
 Para ser discípulo é preciso ser plasmado pela Palavra.  No seguimento a Jesus, a mudança do SER tem seu início no acolhimento da Palavra. Assim, Jesus a anuncia no templo do trabalho humano, entre barcos, redes e cheiro de pesca.

Jesus transforma a barca de Pedro em Mesa da Palavra, em local de anúncio, de comunicação do Evangelho. Jesus começa a chamar os apóstolos. Os primeiros são pescadores. Como se trata de pescadores, Jesus os chama em meio a uma pesca para que sejam pescadores de gente. A multidão o aperta de todos os lados, Jesus sobe à barca de Simão e daí instrui o povo.

Pedro faz experiência de Deus acolhendo a Palavra de Jesus, para que jogasse a rede e pescasse de outro modo, em águas mais profundas. Ele acreditou na Palavra e por acreditar teve sua vida mudada. Jesus ordena: “Avancem para as águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca!”. Todos devem pescar. Todos devem lançar as redes da missão evangelizadora! Simão deixa de lado sua experiência de pescador e confia na palavra de Jesus. O resultado é a pesca farta.

Os discípulos deixaram as barcas para assumir a missão de tirar a humanidade da cegueira, assim como nossa missão exige que tiremos as pessoas da indiferença, do relativismo, da ausência de fé... Para isso deixam tudo que eram a sua vida até então. Somos chamados a lançar as redes. É preciso saber se desprender e atirar a rede como se ela fosse eu mesmo. Nas águas mais profundas, ali é preciso atirar as redes para pescar.

É como pescadores que Jesus chama os pescadores. Cada qual deve ser convocado onde está, onde vive, naquilo que faz. É aí, no seu trabalho, no ambiente em que vive, onde pode ter alguma influência, que todos são chamados a pescar, construir, plantar, fermentar, cuidar, para que as multidões sejam livres do poder do mal.Como disse Jesus a Pedro: coragem! Nos diz hoje: não tenham medo de acolher a Palavra, de refleti-la e de acolhe-la em suas vidas, para anunciá-la, testemunhá-la, respondendo nossa vocação de discípulo missionário.

Canto: É uma luz, tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor! Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor!!
MEDITAÇÃO: O que nos diz o texto? Diante do texto devemos nos perguntar:
Vamos agora ouvir essas perguntas e meditá-las com tranquilidade e sinceridade. Para isso, entre uma pergunta e outra, vamos fazer um instante de silêncio e responder para nós mesmos, para nosso coração:
1) Temos ouvido a Palavra de Deus? Temos ouvido os ensinamentos de Jesus?
2) Andamos desanimados, lavando as redes ou avançando para as águas mais profundas?
3) O que é avançar para as águas mais profundas para mim hoje?
4)Estamos atentos a Palavra? A palavra tem nos educado em nossa missão?
5) Temos medo ou confiamos em Jesus?
6) Como estamos respondendo nosso chamado de pescadores de homens e mulheres?
7) Temos seguido Jesus e seu projeto? Como?

Canto: A Palavra do Senhor é lâmpada para os meus passos e luz para o meu caminho
ORAÇÃO: O que lhe dizemos? A oração é a resposta que damos a Deus que se nos manifesta por primeiro.
Em um instante de silêncio, vamos fazer nossa oração! Qual a resposta que damos a Deus diante da Palavra lida e meditada? Como dialogar com Deus diante de tal chamado para ser pescador de homens e mulheres?

Rezemos juntos: Senhor Jesus, assim como Pedro, que espantado diante da pesca milagrosa, ouviu de vossa boca que tudo seria diferente na sua vida, coloco-me a disposição para vos seguir. Pela graça do vosso Espírito Santo em minha vida, aqui estou, Senhor. Acolhei-me com a vossa Palavra, formai-me em vossa Palavra, enviai-me a pregar a vossa Palavra. Aqui estou, Senhor!

Canto: Guarda a Palavra, guarda no coração. Que ela entre em tua alma e penetre os sentimentos. Busca noite e dia, a luz do amor de Deus, se guardares a Palavra, ela te guardará!
CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizamos a mensagem?
Chegamos no momento da contemplação onde procuramos colocar as palavras de Jesus em nosso interior. Interiorizemos a mensagem de hoje. Imaginando Jesus diante de nós, vamos repetir os dois versículos destacados no silêncio de nosso coração. Deixe que a Palavra tome sua vida por inteiro.

“Em atenção à tua Palavra, vou lanças as redes!”
“Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”

Canto: Que a Palavra esteja em minha boca, a tua Palavra. Para anunciar ousadamente o Evangelho: o mistério do Evangelho!
AGIR: renovar nosso compromisso de seguir Jesus
Iniciando o caminho do Evangelho de Lucas, vamos sentir o entusiasmo dos discípulos, desde a primeira chamada à beira do lago. Vamos nos envolver com eles e com Jesus, crescendo no entusiasmo até recebermos o envio definitivo para a missão. Até o próximo encontro, cada um de nós é chamado e pensar sua vocação de seguidor de Jesus, refletir sobre sua vida de discípulo no dia a dia. Como tenho renovado meu sim ao discipulado? Tenho encontrado momentos para estar com Jesus e ouvir sua Palavra? Quais as ações para que lance as redes para as águas mais profundas?

Canto: Senhor se tu me chamas
Refrão: Senhor se tu me chamas, eu quero te ouvir, se queres que eu te siga, respondo eis-me aqui.(bis)
Nos passos do teu filho toda a Igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas, vê, Senhor, estou aqui.

III – PRECES E ORAÇÃO FINAL
Animados pela Palavra, que deve ser assumida por nós como alimento em nossa ação evangelizadora, elevemos nossas preces e oração a Deus, dizendo a cada pedido: “Ajudai-nos Senhor a avançar para as águas mais profundas!”:

Os discípulos acompanhavam Jesus por todo canto, experimentaram profundamente sua presença!
Leitor: Para que nós também, discípulos hoje, conheçamos seus caminhos, experimentemos de seus projetos e nos coloquemos a serviço, rezemos...

 Os discípulos começaram a perceber o que servia para a vida e o que não era compatível com a caminhada de um seguidor.
Leitor: Para que nós, discípulos hoje, tenhamos ações a partir de Jesus Cristo, caminhando num processo de conversão, sempre abertos a dar novos passos na fé, rezemos...

Os discípulos se entusiasmavam com a pessoa de Jesus que os atraia. Eles seguiram Jesus e anunciaram a tão esperada boa-nova do Reino.
Leitor: Para que nós, discípulos hoje, assumamos a missão junto com Jesus, criando a coragem de romper com o projeto que não nos faz seguidores e revelando o entusiasmo de caminhar em comunidade, rezemos...

Os discípulos, na escola de formação de Jesus Cristo, tornaram-se atentos as necessidades do povo e anunciavam com alegria o Reino.
Leitor: Para que nós, discípulos hoje, façamos de nossa diocese sinal e presença do Reino de Deus, testemunhando sem medo as maravilhas de Deus, rezemos...

Que o Senhor, Bondade e Amor, que é Pai, Filho e Espírito Santo, nos guarde agora e sempre! Amem!

Vamos nos saudar com a paz que vem de Deus! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

**Diácono Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário