segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ENCONTRO III: 
“O final do caminho: a casa do pecador”

PREPARANDO O AMBIENTE
Colocar em destaque sobre uma mesa um crucifixo, a Bíblia aberta, com flores e uma vela acesa. Pode-se trazer um “bonsai”, para lembrar a subida na árvore para ver Jesus.

Depois de esclarecer o significado do que seja o centro da lei e de como o mandamento central do amor é praticado por quem menos se espera, Jesus ensina sobre a oração e a ação. A passagem das irmãs Marta e Maria (Lc 10,38-42) mostra que a bem-aventurança está em ouvir a Palavra e colocá-la em prática. Ter um relacionamento pessoal e profundo com Jesus é o que se deve conservar sempre, partindo daí nossa ação. A passagem do Pai-nosso (Lc 11,1-4) nos ensina, assim como Jesus, a rezar antes de tomar qualquer decisão. Assim, uma ação que é fruto da oração transforma este mundo em Reino de Deus. Jesus ainda ensina a manter-se em vigilância, a produzir frutos; realiza curas e conta parábolas que apontam as exigências para o seguimento. O último episódio da viagem de Jesus para Jerusalém acontece na casa de Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos. Vamos entender hoje um pouco desse encontro, que faz com que Zaqueu escolha Jesus.


I - ORAÇÃO INICIAL
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Vamos nos preparar para refletirmos com profundidade e saborearmos a Palavra de Deus, neste mês em que nos dedicamos a aprofundar a Bíblia, pedindo as luzes do Espírito Santo para nos ajudar a compreendermos nossa missão, trilhando os caminhos do evangelho de Lucas:
Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...

Leitor 1: A oração, ensinada por Jesus, nos coloca em sintonia e comunhão com seu projeto de vida e liberdade. No Evangelho de Lucas, Jesus se apresenta como aquele que reza ao Pai, sobretudo nos momentos decisivos de sua vida.
Leitor 2: Os discípulos sentem necessidade de uma oração que os caracterize: “Senhor, ensina-nos a rezar”. Jesus ensina: “Quando rezarem, digam: Pai!”; os discípulos entram em diálogo com Deus e descobrem a profundidade da Oração do Pai-nosso!
Todos: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome...
Leitor 1: Que o Senhor nos acompanhe no caminho de aprofundamento deste evangelho de Lucas.
Leitor 2: Como a primeira discípula, Maria, desejamos “guardar todos os fatos no coração”.
Todos: Que sejamos seguidores de Jesus, caminhando em suas estradas, alegres porque o ressuscitado caminha ao nosso lado!

II – DEUS NOS FALA - LEITURA ORANTE DA PALAVRA
 O texto que vamos ouvir descreve o encontro de Jesus com Zaqueu. A leitura orante vai nos ajudar a ler, meditar, rezar, contemplar e a agir a partir das palavras de Jesus. Vamos mergulhar no evangelho, deixando que a Palavra ecoe em nossos corações:

Canto: Deixa-me ficar em paz, Senhor para ouvir tua Palavra!  No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!
Leitura do texto: Lc 19,1-10

LEITURA: O que diz o texto? Perguntas para ajudar na leitura
1) Vamos reconstruir a narrativa? O que ouvimos?
2)Quem era Zaqueu? O que ele fez para ver Jesus?
3) O que Jesus disse a Zaqueu quando olhou para cima? Como foi a reação de Zaqueu?
4)O que quer dizer hospedar-se em sua casa?
5)Como foi a reação das pessoas?
6)Qual foi a atitude consequente da visita de Jesus na casa de Zaqueu? O que aconteceu com ele?
7)O que significa a fala de Jesus “vim procurar o que estava perdido”?

PISTAS PARA LEITURA
De tanto ouvir falar de Jesus, Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, ficou curioso e queria vê-lo. Mas para isso tinha diante de si três obstáculos: era impedido pela sua condição física, porque era de baixa estatura; era impedido pela multidão, que se aglomerava ao redor de Jesus em busca de realizações; e era odiado pelo povo devido sua profissão que o enriquecia, por isso sabia que não dariam lugar a ele.

Zaqueu, que ironicamente significa “puro”, no entanto considerado impuro pela religião da época, correu para ver Jesus; subiu numa árvore para assistir a passagem do profeta famoso. A impureza de Zaqueu se devia ao fato da dominação estrangeira sobre os judeus: O Império cobrava altos tributos para evitar revoluções.

Jesus toma iniciativa, vê Zaqueu, o chama e ousadamente se auto convida para hospedar-se na casa dele. Jesus viu Zaqueu com um olhar diferente, não como o odiado chefe dos coletores de impostos, mas com olhar de acolhimento e confiança, próprio de quem vê no outro uma possibilidade de renovar-se, de viver diferente.  Zaqueu responde prontamente a palavra de Jesus e a multidão murmura!

A multidão reclama pois o importante era o cumprimento das regras de pureza ritual em vez do cumprimento da vontade de Deus como faz Jesus.  Zaqueu conheceu Jesus quando o encontrou em sua vida, quando fez a experiência de estar com Ele. Foi o encontro com Jesus que colocou Zaqueu de pé, sinal de prontidão para caminhar em outros caminhos; de pé como quem assume compromisso com outra proposta de vida, fazendo da partilha de sua riqueza a marca de sua conversão.

Em vez de explorar o outro para ganhar dinheiro, passa a usar o dinheiro na promoção da fraternidade. Jesus chama Zaqueu pelo nome, visitando-o em seu profundo modo de viver. Até então, Zaqueu vivia camuflado em árvores; escondido de si mesmo. Esconde-se dos outros, esconde-se de Deus, esconde-se de si mesmo, esconde-se em justificativas.

Quando Jesus entra na casa de Zaqueu, entra na vida dele, o zelo pelas riquezas torna-se fonte de partilha. Aquele que se perdera pela ganância fora salvo pelo olhar de Jesus que o tirou de seu esconderijo para que se tornasse fraterno.  Zaqueu consegue sair de si mesmo e fazer a vontade de Deus.

Jesus ainda se dirige a multidão dizendo que a salvação havia entrado naquela casa. O salvador veio buscar o que estava perdido, assim como Deus havia prometido que buscaria suas ovelhas.  O processo de iniciação a fé realizado por Zaqueu foi além de uma simples admiração:  a atitude de Jesus, contrária a da multidão, levou Zaqueu a uma fé madura com consequências práticas em sua vida!

Zaqueu não ficou somente no fascínio por Jesus, mas fez experiência de encontro e adesão ao seu projeto.

Canto: É uma luz, tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor! Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor!!
MEDITAÇÃO: O que nos diz o texto? Diante do texto devemos nos perguntar:
Vamos agora ouvir essas perguntas e meditá-las com tranquilidade e sinceridade. Para isso, entre uma pergunta e outra, vamos fazer um instante de silêncio e responder para nós mesmos, para nosso coração:

1)Como avalio minha vida neste momento? Minhas atitudes são de crescimento ou me apequenam diante do projeto de Deus?
2)Tenho me utilizado de árvores ou outros esconderijos para não me comprometer?
3)Como tenho visto e buscado Jesus? Como tem sido minha experiência pessoal com Jesus?
4)Tenho ouvido Jesus me chamar pelo nome? Qual minha resposta?
5)Jesus sabe como esta minha casa interior? Tenho permitido sua visita?
6)Tenho murmurado ou julgado as pessoas que considero impuras? Como é minha murmuração?
7)Quais os caminhos de conversão e compromisso que tenho para oferecer e partilhar?
8)A salvação entrou em minha casa?

Canto: A Palavra do Senhor é lâmpada para os meus passos e luz para o meu caminho
ORAÇÃO: O que lhe dizemos? A oração é a resposta que damos a Deus que se nos manifesta por primeiro.
Em um instante de silêncio, vamos fazer nossa oração! Qual a resposta que damos a Deus diante da Palavra lida e meditada? Como dialogar com Deus diante da meditação realizada?

Rezemos juntos: Senhor te vejo passar todos os dias, mas teimo em esconder-me em árvores. Ali estou mais protegido. As pessoas não ficam olhando para cima, procurando alguém sentado em árvores. As folhas me escondem de olhares reprovadores e, tranquilamente, ninguém me incomoda, assim, não preciso me comprometer. Tirai-me dessas árvores, Senhor, e colocai-me novamente no teu caminho. Nesse desejo de assumir o caminho do discipulado, resgatai-me das ilusões e das falsas seguranças. Tirai-me dessas árvores, Senhor, para mostrar-te onde moro. Tocai meu coração, tocai minha vida, tocai meu modo de ser, de pensar e de agir. Convertei-me.
Canto: “A tua ternura vem me abraçar! A tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos!”

Canto: Guarda a Palavra, guarda no coração. Que ela entre em tua alma e penetre os sentimentos. Busca noite e dia, a luz do amor de Deus, se guardares a Palavra, ela te guardará!
CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizamos a mensagem?

Chegamos no momento da contemplação onde procuramos colocar as palavras de Jesus em nosso interior. Interiorizemos a mensagem de hoje. Imaginando Jesus diante de nós, vamos repetir, no silêncio de nosso coração, as orações abaixo. Torne-se templo de Deus, nesse momento:

Tira-me das árvores, Senhor, para que eu mostre onde moro.
Tocai meu modo de ser, de pensar e de agir, Senhor.
Mesmo que eu não queira, converte-me, Senhor.

Canto: Que a Palavra esteja em minha boca, a tua Palavra. Para anunciar ousadamente o Evangelho: o mistério do Evangelho!
 AGIR: renovar nosso compromisso de seguir Jesus

O primeiro compromisso deste encontro é com a própria conversão. Sempre somos convidados a nos converter, a nos deixar encontrar por Jesus e acolhê-lo em nossas casas. Outro compromisso é decorrente deste: a conversão não se resume em pensar diferente, mas em assumir atitudes, como fez Zaqueu com o compromisso da partilha. Que a Palavra nos ilumine para agirmos a partir da experiência com Jesus Cristo!

Canto: Que a Palavra de Deus tome conta de mim, mude o meu coração, seja pra mim um caminho de luz. Que a Palavra de Deus seja o meu ideal, toque a minha razão, faça de mim um irmão de Jesus.
Feliz é quem ouve a Palavra, e mais feliz quem a faz. Filho da paz ele então será.
Feliz é quem ouve a palavra e anuncia Jesus. Com Jesus Cristo ele um dia, reinará. (2x)

III - PRECES E ORAÇÃO FINAL
 Como seguidores de Jesus compreendemos a função da Palavra de iluminadora de nossos passos, a chama de luz a romper as trevas e iluminar o caminho a seguir. Ao clarear a caminhada, a palavra orienta toda a conduta humana, passo a passo. O próprio Senhor é a lâmpada que ilumina a treva da nossa vida.
Todos: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
Leitor 1: Ilumina-nos, Senhor, para que a tua Palavra nos ensine como ser e agir, nos ensine a caminhar conforme teu projeto e nos ensine a construir a vida em ti.
Todos: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
Leitor 2: Ilumina-nos Senhor, para que sejamos corrigidos no caminho da vida e consigamos compreender os teus projetos. Que nós abramos o coração para a Palavra que exorta e corrige e sejamos seguidores de teus passos.
Todos: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
Leitor 1: Ilumina nosso papa Francisco, nossos bispos, nossos presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas, todos nós povo de Deus, para que atentos a tua Palavra, sejamos discípulos-missionários. Que nosso agir seja de acordo com a Palavra.
Todos: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”

No contexto do Ano da fé, rezemos com consciência e profunda atenção nossa profissão de fé! Rezar o Creio é assumir nossas verdades de fé na vida, deixando que no caminho do discipulado Jesus nos encontre convictos e atentos!
Todos: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.

BENÇÃO
 Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros; o sol brilhe em tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos, e até que de novo eu te veja, Deus te guarde na palma de sua mão!

Todos: Amém, assim seja, amém, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário