segunda-feira, 30 de julho de 2012

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Experiência pessoal com Jesus

1° Passo: ACALMAR-SE: escolha o ambiente e coloque-se de modo confortável para oração.
2° Passo: INVOCAR O ESPÍRITO SANTO: acalme-se, respire em paz. Pode-se cantar nesse momento: 
A nós descei divina luz, a nós descei divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus.
Vinde, Santo Espírito e do céu mandai luminoso raio! (bis)
Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações! (bis)
Grande defensor,  em nós habitai e nos confortai! (bis)
Na fadiga pouco, no ardor brandura e na dor ternura! (bis)

3° Passo: LEITURA: Que diz o texto?
Deixa-me ficar em paz Senhor, para ouvir tua Palavra. No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!

TEXTO BÍBLICO: Jo 1, 35-51

PEGUNTAS PARA LEITURA:
1)O que se narra no relato de hoje?
2) Quais os personagens envolvidos?
3) Como João Batista apresenta Jesus?
4) O que fazem os discípulos quando escutam as palavras de João?
5) Como acontece o diálogo dos discípulos e de Jesus?
6) O que fazem, então, os discípulos?
7) Quem era André e o que faz imediatamente depois de fazer esta experiência de encontro com Jesus?
8) Quem é trazido por André até Jesus? O que Jesus diz a Simão?
9) Como acontece o encontro de Jesus e Natanael?
10) Qual o diferença do encontro com Natanael e os demais discípulos?
11) Em que esse texto se relaciona com nossa vocação? Com o tema da santidade?

      É interessante a pergunta de Jesus aos discípulos de João que o seguem: “O que é que vocês estão procurando?” Eles responderão, por sua vez, com outra pergunta: “Rabi, onde é que o senhor mora?” A resposta de Jesus não se deixa esperar: “Venham ver”. Estes discípulos querem saber algo sobre Jesus, e recebem como resposta um convite para fazer a experiência de encontro: precisam segui-lo e, então, verão. Talvez os discípulos buscassem um conhecimento mais superficial, quiçá quisessem conhecer “dados” sobre Jesus. O Senhor vai mais além e convida-os a ter um encontro vivo e vital com ele. Diz-nos o evangelista que ficaram todo o dia com Jesus.

4° Passo: MEDITAÇÃO: O que nos diz o texto? Diante do texto devemos nos perguntar:
(perguntas feitas com pausas, porém respondidas de forma pessoal, em silêncio):
Deixa-me ficar em paz Senhor, para meditar com tua Palavra. No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!
1) O que significa para mim, hoje, que Jesus seja o Cordeiro de Deus? Que impacto tem em minha vida?
2) Na busca dos discípulos está a sede de conhecer Jesus: E nós? Buscamos nos aproximar cada vez mais de Jesus?
3) O que eu responderia hoje a Jesus, se ele me perguntasse o procuro, o que desejo?
4) Animo-me a perguntar a Jesus onde ele vive, onde mora, em definitivo: onde ele está, de maneira particular, para encontrar-se comigo?
5) Sou capaz de aceitar a proposta de Jesus: segue-me e verás?
6)Disponho-me a fazer a experiência de encontro com o Mestre? Tenho vontade de passar “todo um dia” com ele?
7)Priorizo o encontro vital com o Senhor, ou prefiro somente encher minha cabeça com dados e doutrinas? Busco equilibrar todas as formas de “conhecimento” do Mistério de Cristo em minha vida?
8) A experiência de encontro com Jesus me transforma em um comunicador de sua presença aos demais irmãos?
9)A quem, de modo particular, deverei contar, hoje, que encontrei o Messias, o Cristo?
10) Acreditamos em Jesus, porque vemos coisas grandes ou porque sua proposta nos convence?

5° Passo: ORAÇÃO: O que lhe dizemos? A oração é a resposta que damos a Deus que se nos manifesta por primeiro.
Deixa-me ficar em paz Senhor, para rezar com tua Palavra. No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!

      Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo…
     “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” Passa, Senhor, no caminho onde estou, para seguir-te, caminhando na tua estrada, até chegar em tua casa e contigo passar um dia. Quero conhecer onde moras. Ficar ali contigo, sentar-me à mesa; contigo fazer refeição.  Diante de tua presença ficarei em silêncio, ouvindo o que falas, sem perder sequer uma Palavra tua. Experiência de amor divino, mergulho existencial em alegria transcendente que resultará em testemunho sincero: encontrei-te, Jesus, meu Mestre! Amém!

6° Passo: CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizamos a mensagem?
Deixa-me ficar em paz Senhor, para contemplar tua Palavra. No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!

O que procuro? Mestre, onde moras? Preciso encontrar-me contigo!
Mestre, onde moras? Contigo quero morar!

7° Passo: AÇÃO: A que nos comprometemos?
Deixa-me ficar em paz Senhor, para agir com tua Palavra. No coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!

Aqueles dois discípulos poderiam ter visto Jesus e permanecido com o antigo mestre, João Batista, mas preferiram algo mais. Você prefere continuar com Jesus ou permanecer com seus antigos mestres? 
Agir em nível pessoal: Buscar, cada dia, um conhecimento mais profundo de Jesus na oração, fazendo experiência de encontro com ele.
Agir em nível comunitário: Ter uma atitude missionária como grupo, dando a conhecer onde mora o Messias, o Cristo.

8° Passo: ENCERRE COM UMA ORAÇÃO (intimidade da despedida)

**Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário