domingo, 22 de julho de 2012


SUGESTÃO DE UM MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE



LEITURA ORANTE EXPERIÊNCIA COM JESUS

Momento de oração pessoal 1 – Jo 1,35-51: Retirar-se para o encontro pessoal com Jesus

1° Passo: Escolha o ambiente e coloque-se de modo confortável para oração
2° Passo: Invoque o Espírito Santo (acalme-se, respire paz. Pode-se cantar interiormente nesse momento: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus)
3° Passo: Ler: conhecer, situar e respeitar: leia algumas vezes, observe palavras e notas de rodapé, quem são os personagens e o que fazem, qual o problema presente no texto e a solução, qual o sentido de cada frase.

REFLEXÃO:
      Os apostolos “viram" Jesus e isso, na linguagem bíblica, sobretudo de S. João", significa que conheceram profundamente, para além das aparências. Viram fundo e conheceram a verdade lumi¬nosa que está por trás das aparências.
   Os apóstolos estavam plenamente convencidos dessa verdade e, por isso, puderam tornar-se as testemunhas qualificadas de Jesus e do Evangelho.
    Quem não tem uma profunda experiência com Jesus Cristo dificilmente dará testemunho de alegria, de motivação vocacional, de caminhada na comunidade.
     Os apóstolos dão testemunho de Jesus não apenas por que têm ideias bonitas ou grandiosas sobre Ele, mas porque "viram o Senhor", estiveram com ele e conheceram coisas maravilhosas.
    "Verás a glória de Deus": como isto é possível, hoje? "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". Todo surpreso e admirado, Natanael pergunta: "Como me conheces"? Jesus vê e conhece cada um, como o Pai, que vê o coração e conhece cada um pelo nome e fica à espera de encontrar cada pessoa.

4° Passo: Meditação: dialogar, atualizar :O que esse texto tem a me dizer hoje? Tenho apontado Jesus como cordeiro de Deus em minha vida? Como me identifico com o anúncio de Jesus? Estou disposto a seguir Jesus? De que forma? O que me impede de fazer experiência profunda com Jesus? Considero Jesus como Mestre? Tenho procurado permanecer com Jesus? Tenho dificuldades de me encontrar com Jesus? De que forma manifesto minha fé em Jesus?
5° Passo: Oração: suplicar, louvar, recitar (momento de dialogar com Deus) A pergunta chave é: O que a leitura e meditação me fazem dizer a Deus? Pode-se rezar, de forma amorosa o salmo 23.
6°Passo: Contemplação: ver, saborear, agir (sentir a presença silenciosa de Deus, neste momento não se diz mais nenhuma palavra, falamos apenas com os olhos e o coração).
A que conversão Deus me convida com esse texto? Qual o novo olhar que tenho a partir de agora?
7° Passo: Assuma um compromisso de vida (O que esse texto sugere para minha vida diária? Anotar no espaço abaixo)
8° Passo: Encerre com uma oração (intimidade da despedida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário