PEDAGOGIA CATEQUÉTICA
A
catequese é fundamentalmente uma pedagogia para a educação da fé, pedagogia
essa que fundamenta-se na doutrina da Igreja e suas fontes (Bíblia, liturgia,
Tradição viva, Magistério e testemunho) e sobre as bases das ciências humanas
antropológicas, sem esquecer-se que as metas educativas deverão ser projetadas
em função de sua finalidade, a maturidade cristã e humana autêntica. Neste
contexto, a catequese é pedagogia necessária para que a mensagem da Revelação
seja transmitida de modo dinâmico e adaptado a realidade, visando a salvação
humana (DICIONÁRIO DE CATEQUÉTICA, p. 855-7).
A
pedagogia catequética tem como modelo, a pedagogia divina (Deus libertador que
se encontra com a humanidade), sobretudo o proceder de Jesus Cristo, que, a
partir da convivência com as pessoas, deu continuidade ao processo pedagógico
do Pai. “Deus mesmo, ao longo da história sagrada e principalmente no
evangelho, serviu-se de uma pedagogia que deve continuar como modelo da
pedagogia da fé” (JOÃO PAULO II, 1983, p. 68).
Jesus,
a plenitude da revelação do Pai, apresenta rica e variada pedagogia nos
evangelhos, apontamentos para a pedagogia catequética, cujos traços
fundamentais são: o acolhimento às pessoas, preferencialmente os pobres,
pequenos, excluídos e pecadores; o anúncio do Reino de Deus, como a Boa Notícia
da verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida; o convite
amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade por meio da conversão no seu
seguimento; o envio aos discípulos para semearem a Palavra em vista da
transformação libertadora da sociedade; o convite para assumirem o crescimento
contínuo da fé, através do mandamento novo do amor; a conversa simples,
acessível, utilizando parábolas e gestos, adaptando-os aos interlocutores; a
firmeza nas dificuldades, buscando a força na oração (DNC, p.97-9).
Pode-se
destacar ainda, na pedagogia de Jesus a denúncia profética, a fidelidade e
docilidade ao Pai e a formação de uma comunidade, a dos apóstolos, que
anunciaram o Reino a partir da pedagogia do dinamismo do Espírito Santo, uma
pedagogia sob o sinal da criatividade e da animação pastoral (Manual de Catequética, CELAM, p.220).
A
catequese olha também para a prática pedagógica da Igreja, que, como mãe e
educadora da fé, procura imitar a pedagogia divina. A dedicação de tantos
missionários, por si só, é uma pregação dos valores em que a Igreja crê, uma
catequese movida pela força do exemplo. A vida de cada comunidade eclesial
precisa ser coerente com o Evangelho, mobilizadora pela própria maneira de ser,
de agir. Sem isso, a melhor catequese estaria exposta a uma crise se o educando
na fé não encontrasse na face concreta da Igreja um sinal de que é possível
viver com autenticidade o seguimento de Jesus (DNC, p. 100).
A
pedagogia catequética tem uma originalidade específica (comunicação de Deus,
comunhão e mediação do Espírito), e seu objetivo é conduzir as pessoas no
caminho rumo à maturidade na fé, no amor e na esperança, na confiança em Deus e
no discernimento vocacional. A Pedagogia catequética tem alguns traços
fundamentais para que seja pedagogia de fé: é pedagogia personalizante,
centrada nas pessoas para desenvolver nelas suas capacidades e habilidades; é
pedagogia do dom e do encontro, por seu caráter de gratuidade, diálogo e
relacionamento interpessoal; é pedagogia da encarnação e da experiência, pela
ação de Deus que age e salva e a abertura humana em busca de sentido para a
vida; é pedagogia dos sinais, que se dá por maio de uma linguagem simbólica,
ajudando na leitura dos sinais dos tempos; é uma pedagogia integradora,
educando na fé a pessoa toda e em todas as dimensões; é pedagogia libertadora,
porque anuncia uma mensagem crítica, conscientizadora que implica libertação (Manual de Catequética, CELAM, p.221-6).
A
catequese é pedagogia em ato, é uma ação pedagógica que tem intenção educativa,
desenvolve-se como processo educativo e recorre a técnicas provenientes das
ciências pedagógicas. A catequese é uma pedagogia de fé em ato (DGC, p.153),
que ilumina e guia para uma prática cristã.
Poderia
se destacar três funções pedagógicas essenciais para a catequese: o ensinar, o
animar e o aprender. O ensinar se dá por meio da transmissão e do diálogo com
os diversos interlocutores, é a transmissão sistemática, profunda, orgânica da
mensagem cristã e a relação de reciprocidade e não de domínio que deve permear
a ação catequética. A animação se dará principalmente no campo da expressão e
da linguagem, em que o grupo assume papel preponderante e o processo se dá na
motivação de intercâmbios, valorizando-se a autonomia e a iniciativa. Enfim, a
aprendizagem situa o educando diante de um saber apreendido para que, apropriando-se
dele, coloque em prática de maneira criativa, influenciando-o nas ações e
motivando-o a responsabilidade mediante o conhecimento adquirido. A ação
didática consiste em organizar a interação entre as verdades de fé e os
interlocutores (catequistas e catequizandos) em vista de cumprir a tarefa
evangelizadora da formação do seguidor (DICIONÁRIO DE CATEQUÉTICA, 2004,
p.860-1).
** Roberto Bocalete - Especialista em Pedagogia catequética (PUC -GOIAS)
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