segunda-feira, 25 de março de 2013

SEMANA SANTA – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

Domingo de Ramos

Iniciamos no domingo de Ramos, a Semana Santa, na qual acontece a celebração da Páscoa anual de Jesus Cristo. É a celebração maior de toda a Igreja, que alcançará seu momento alto no Tríduo Pascal, quando Jesus Cristo realiza plenamente a vontade do Pai e nos concede a reconciliação salvadora.
No Domingo de Ramos, lemos a narração da Paixão do Senhor. Não se pode evitar, portanto, o encontro com a cruz de Cristo. Uma realidade que pode provocar repulsa, mas que nunca está longe de nós. Do ponto de vista da conversão, como refletimos no decorrer da Quaresma deste ano, todo cristão inicia sua conversão a partir de um encontro decisivo com a cruz. Não haverá conversão sincera sem a acolhida da cruz de Cristo.

Bênção de ramos: Lc 19,28-40 – Bendito o que vem em nome do Senhor
1ª leitura: Is 50,4-7 – Não desviei meu rosto das bofetadas e cusparadas
Salmo Responsorial: Sl 21 - Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?
2ª leitura: Fl 2,6-11 – Humilhou-se a si mesmo; por isso Deus o exaltou acima de tudo
Evangelho: Lc 22,14—23,56 - Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem

CONTEXTO CELEBRATIVO
Na reflexão da Palavra já demonstramos que nossa celebração continua, e conclui, o enfoque da Quaresma, recordando a importância da conversão na vida cristã. Por isso, nossa proposta é conduzir os celebrantes diante da cruz de Cristo para que tomem uma decisão de vida: aceitar ou não Jesus Cristo como salvador e comprometer-se com ele na construção do Reino. Se assim for, terá sentido recebe-lo com aclamações de ramos e hosanas na comunidade.
A procissão que realizamos não é um fato folclórico, mas memória de um acontecimento salvífico profetizado por Zacarias (Zc 9,9): “teu rei vem montado num humilde jumentinho.” Participar dessa procissão é um modo de continuar a mesma aclamação iniciada pelo povo de Jerusalém, quando acolheu Jesus com hosanas, com ramos de oliveiras e com mantos estendidos pelos caminhos. Nós continuamos a mesma aclamação em nossa cidade, proclamando lá na rua, no meio da praça, para que todos escutem que o Senhor é nosso rei.
A aclamação a Jesus como Rei da Paz foi iniciada em Jerusalém e continua até nossos dias, na procissão que realizamos em nossas comunidades. Jesus vem até nós montado num jumentinho. Vem como servidor da paz, para que o poder do amor e a paz sejam plantados na terra e no coração de cada pessoa. Em Jesus tem início uma nova ordem social, não fundamentada nos poderes políticos, mas no poder do serviço, do amor e da fraternidade. Não aclamamos um político e nem um revolucionário, mas o Messias, aquele que foi enviado por Deus com a missão de trazer a paz divina para a terra

Quinta-Feira Santa – Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés

A Liturgia inicia com esta Eucaristia a celebração da Páscoa anual de Jesus Cristo. Quem senta-se à mesa com Cristo para celebrar a Páscoa compromete-se com ele e com seu Evangelho. Compromete-se com um novo modo de vida. Todos os ensinamentos de Jesus conduzem seus discípulos a uma mesa celebrativa, que se transforma em altar - sacramento da Cruz - onde oferecem um sacrifício agradável ao Pai. O envio dessa mesa acontece no serviço, sacramentalizado no gesto do lava-pés.
No início do Tríduo Pascal destaca-se a centralidade Eucarística como celebração memorial, que atualiza a Salvação de Jesus Cristo no nosso hoje histórico e na vida pessoal de cada celebrante. Uma celebração que se realiza ao redor de uma Mesa, onde nos encontramos com Jesus e aprendemos que viver é se dispor a servir, como fez o Mestre.

LEITURAS
1ª leitura: Ex 12,1-8.11-14 = Ritual da ceia pascal
Salmo: Sl 115 = O cálice por nós abençoado é comunhão com sangue do Senhor
2ª leitura: 1Cor 11,23-26 = Anunciais a morte do Senhor
Evangelho: Jo 13,1-5 = Amou-os até o fim

CONTEXTO CELEBRATIVO
Nosso contexto celebrativo enfoca o compromisso - o comprometimento - que os celebrantes da Eucaristia assumem com Cristo e com o projeto libertador em favor da vida, na Páscoa. Por isso, os celebrantes devem compreender que eles não são meros assistentes de ritos, mas alguém que ali está para renovar um compromisso de vida com Deus e com o projeto divino.
Do ponto de vista comunicativo, esta celebração apresenta-se com três características: alegre, sóbria e laudativa. A expressão alegre acontece nos ritos inicias, até o momento do glória, inclusive. Depois, a celebração comunica-se pela sobriedade até o seu final. A comunicação laudativa é feita na transladação do Santíssimo e no prolongamento celebrativo, com a adoração eucarística, depois da missa.

Sexta-feira Santa: Celebração da Adoração da Cruz

O mistério da Paixão e da Morte de Jesus Cristo é celebrado pela Palavra de Deus. A Liturgia faz um “grande silêncio celebrativo” neste dia, para ouvir Deus falando e celebrando com seu povo a grandeza do seu grande amor que nos salva. A Igreja não celebra os sacramentos neste dia; celebra a Páscoa dolorosa do Senhor ouvindo a voz de Deus proclamada na assembleia e, pelos méritos da Paixão e Morte do Senhor, intercede pela Igreja e pelo mundo.
Esta é uma razão forte para compreendermos porque a celebração de Sexta-Feira Santa é marcada pelo mais profundo silêncio. Silêncio não com a imposição de um caráter de luto, mas de reflexão e contemplação diante daquilo que Deus fala para que compreendamos o valor da Salvação.
Mesmo parecendo estranho para alguns, a fé de Jesus Cristo no Pai foi o fundamento central de todo o seu Mistério Pascal. Foi crendo com todas as forças de sua alma, de sua vontade e inteligência na promessa divina, que Jesus pôde realizar a vontade do Pai até as últimas consequências. 

Leituras
1ª leitura: Is 52,13—53,12 = Ele foi ferido por causa de nossos pecados
Salmo: Sl 30 = Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito
2ª leitura: Hb 4,14-16; 5,7-9 = Ele tornou-se causa de salvação eterna
Evangelho: Jo 18,1—19,42 = Paixão de Jesus

CONTEXTO CELEBRATIVO
Nossa proposta celebrativa destaca a confiança na cruz de Cristo. Quem se converte ao Senhor e ao seu projeto de vida, não para na cruz com tristeza ou lamentando o que fizeram com Cristo, pois encontra ali uma fonte de confiança e segurança em Deus. Lembramos também que esta celebração é essencialmente silenciosa, em todos os aspectos. Por isso, não se faz necessário, e nem é bom, fazer acréscimos de símbolos ou sinais daqueles que a própria celebração propõe. Quanto mais simples e silencioso, melhor e mais participada será.

Quatro dimensões: Lembramos que a Liturgia da Sexta-feira Santa desenvolve-se em quatro diferentes momentos, cada um dos quais com ritos próprios. Para que sua equipe prepare bem a celebração, como temos feito em anos anteriores, achamos por bem repetir o mesmo lembrete com o seguinte esquema:
1a parte = Paixão proclamada: é a Liturgia da Palavra.
2a parte = Paixão rezada: pela Paixão do Senhor, a Igreja faz suas preces.
3a parte = Paixão adorada: adoração da cruz, na qual e pela qual temos a salvação.
4a parte = Paixão comungada: rito da comunhão

Vigília Pascal-  Sábado Santo

Tanto refletimos sobre a Vigília Pascal que esquecemos o clima de tristeza e luto que perpassa o dia do Sábado Santo. Este clima espiritual da Igreja é iniciado após a Liturgia da Morte do Senhor, na Sexta-feira Santa, quando a Igreja ingressa no grande silêncio. O Sábado Santo está envolvido nessa atmosfera de fé e esperança que mistura a tristeza da Cruz e a esperança da Ressurreição. Por isso, o Sábado Santo não se resume na Vigília. Esta é ponto de chegada, o grande auge, a grande exultação que explode de alegria, que celebra a vitória da vida sobre a morte. A grande Vigília Pascal é preparada por um dia silencioso e carregado de profunda espiritualidade, contemplando a Mãe silenciosa que sofre sem deixar de crer e esperar em Deus.
Manifestando a continuidade desse dia silencioso e enlutado, a primeira parte da Vigília Pascal acontece na escuridão silenciosa da noite. Como tudo é simbólico nessa celebração, acendemos o fogo da vida na escuridão da morte. No meio da noite, em uma Igreja escurecida (enlutada) pela morte do Senhor, acendemos uma grande luz para proclamar a vitória de Jesus Cristo recordando as maravilhas divinas, através da longa Liturgia da Palavra que, pouco a pouco, vai acendendo as luzes da igreja e no coração dos celebrantes, fazendo memória da criação divina (1ª leitura), da fé de Abraão (2ª leitura), da liderança profética de Moisés, conduzindo o povo pela Páscoa do deserto (3ª leitura). Depois, a Igreja proclama agradecida, em forma de poemas e cânticos, as promessas divinas (4ª leitura, 5ª leitura, 6ª leitura e 7ª leitura; mais os salmos responsoriais). Finalmente, a luz resplandece com todo o esplendor no túmulo vazio: o Senhor ressuscitou, proclama o Evangelho; “aleluia”, cantam os celebrantes. Nesta longa Liturgia da Palavra, passado e presente se encontram, vida e morte duelam; a vida vence: Jesus ressuscitou (Evangelho). O que isso significa?
Professamos nossa fé declarando que Jesus “desceu à mansão dos mortos”. Passa pelo mistério da morte, participa da morte como um dia dela participaremos. O Sábado Santo é um dia no qual experimentamos um mundo sem Deus. Por isso, o Sábado Santo começa como dia do sepultamento, até o momento que a sepultura é aberta e deixa de ser lugar dos mortos. Sábado Santo é também o dia, no qual os homens pretenderam enterrar Deus, iludidos que uma pedra seria suficiente para fazê-lo desaparecer da terra. Por isso, na celebração da Vigília Pascal, os celebrantes se colocam do lado de Deus e exultam de alegria porque a vitória da morte foi aparente e por pouco tempo. Depois que Jesus “desceu à mansão dos mortos”, a morte não é mais a mesma. Jesus tirou dela o aguilhão; tirou-lhe a possibilidade de destruir a vida, e a transformou em passagem — em Páscoa — para a vida eterna.

Leituras
1ª leitura: Gn 1,1—2,2 = Depois da criação, Deus viu que tudo era bom
Salmo: Sl 103 - Enviai, Senhor o vosso Espírito, e renovai a face da terra
2ª leitura: Gn 22,1-18 = O sacrifício de Abraão: "não faças nada a teu filho"
Salmo: Sl 15 = Guardai-me, ó Deus, porque em vós meu refugio
3ª leitura: Os Ex 14,15—15,1 = Atravessaram o Mar Vermelho a pé enxuto
Salmo: Ct de Ex 15 = Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória
4ª leitura: Is 54,5-14 = Com misericórdia me compadeci de ti
Salmo: Sl 29 = Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
5ª leitura: Is 55,1-11 = Vinde a mim, farei convosco um pacto eterno
Salmo: Ct de Is 12 = Com alegria bebereis do manancial da salvação
6ª leitura: Br 3,9-15.32— 4,4 = Marcha para o esplendor do Senhor
Salmo: Sl 18b = Senhor, tens palavras de vida eterna
7ª leitura: Ez 36,16-17a. 18-28 = Derramarei sobre vós uma água pura
Salmo: Sl 41 = A minh'alma tem sede de Deus

Epístola: Rm 6,3-11 = Cristo ressuscitado dos mortos, não morre mais
Salmo: Sl 117 = Aleluia, daí graças ao Senhor, porque Ele é bom
Evangelho: Lc 24,1-12 = Ele ressuscitou e vai a vossa frente para a Galileia

CONTEXTO CELEBRATIVO
A tristeza e o luto, que caracterizam o dia do Sábado Santo, conduz à “Mãe de todas as Liturgias” para proclamar entre canções e luzes a Ressurreição de Jesus. Por causa de sua Ressurreição, a morte perdeu seu aguilhão destruidor e se tornou Páscoa para a vida eterna.
O contexto desta celebração está explícito na monição inicial, que abre a Vigília Pascal, no rito da bênção do fogo novo. O presidente da celebração apresenta o motivo principal da celebração: reunir-se em vigília e oração para celebrar o Mistério da Páscoa e participar assim do triunfo da vida, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo . Mais especificamente, o enfoque que procuramos dar a esta celebração é a certeza de viver por causa da ressurreição do Senhor.

ESTRUTURA DA VIGÍLIA
1a parte: Celebração da luz - acontece fora da igreja.
2a parte: Liturgia da Palavra - composta de 7 leituras (possibilidade de opção).
3a parte: Liturgia do Batismo - bênção da água e rito do batismo (opcional o Batismo).
4a parte: Liturgia Eucarística - a partir da preparação das ofertas.

CELEBRAÇÃO PARTE POR PARTE

Primeira parte da celebração = Bênção do fogo novo
Do ponto de vista litúrgico, trata-se de uma Liturgia e não apenas de um rito, com a finalidade de iluminar o mundo e a noite cósmica com a luz de Cristo, simbolizada no fogo novo. Por isso, todos os celebrantes devem iniciar a Vigília Pascal fora da igreja, participando da bênção do fogo novo. O gesto simbólico da procissão, um rito realizado por todos os celebrantes é a manifestação da luz de Cristo, vivo e ressuscitado, iluminando a natureza e a comunidade envolvida pela noite.
Considerando nosso enfoque celebrativo, a luz de Cristo é símbolo da proclamação da vida nova no meio do mundo, que vem da ressurreição. A Proclamação Pascal tem uma frase que ilustra bem este sentido: “a noite será luz para o meu dia”. Quer dizer: mesmo que o mundo esteja envolvido pelas trevas, a luz de Cristo levada à frente da comunidade, reunida e caminhante para celebrar a Páscoa de Cristo, ilumina a vida “pondo na treva humana a luz de Deus”, como diz outro verso da Proclamação Pascal .

Segunda parte da celebração = Liturgia da Palavra
Na primeira parte da Vigília, os celebrantes cantam louvores a Deus e a Jesus Cristo, o ressuscitado e a luz que ilumina a Igreja, ilumina cada membro do seu Corpo Místico e, de modo mais restrito, ilumina a comunidade. Na segunda parte, a Liturgia proclama a História do amor divino que vivificou o mundo na criação, formou um povo e prometeu re-fazer este povo, colocando nele o seu Espírito de vida.
Paulo, na epístola aos romanos (Rm 6,3-11), que se lê nesta Vigília, explica que a promessa de um povo novo, que tem o Espírito da vida divina em si, realiza-se em nós pelo Batismo. Toda a longa história de amor, realizada por Deus em favor do povo, torna-se ressurreição no dia que cada homem e mulher é inserido nesta Páscoa, nesta passagem para vida nova, e começa a fazer parte daquele povo (a Igreja) que tem o Espírito da vida de Deus em si. A espera deixa de ser promessa e torna-se realidade, a ponto de se poder cantar: “Não morrerei, mas ao contrário, viverei” (Sl 117,17).

Terceira parte da celebração = Liturgia Batismal
A terceira parte da celebração é caracterizada por aquilo que podemos definir como alegria espontânea, quando os celebrantes, depois de invocar aqueles batizados que foram fiéis e viveram a ressurreição de Jesus até as últimas conseqüências, os santos e santas, erguem as velas acesas e voltam a assumir o compromisso batismal que, no enfoque celebrativo que propomos para esta Vigília, significa também compromisso com a vida e negação de tudo que produz morte. Depois, a aspersão da água batismal sobre os celebrantes é um momento de exultação: canto e água em abundância, símbolo da vida abundante que vem da Ressurreição do Senhor.
É alegre porque, da mesma forma, é um momento de acolhida, principalmente nas comunidades que realizam batizados na Vigília. Catecúmenos ou crianças que são batizados são acolhidos na Ressurreição do Senhor, são recebidos na vida nova, inundados pelo Espírito Santo oferecido por Deus, em Cristo, e recepcionados na comunidade. O efeito da Ressurreição do Senhor torna-se visível nos batizados.

Quarta parte da celebração = Liturgia Sacramental
Ornamentação do altar: O altar é a mesa mais importante desta celebração litúrgica. É o local onde a Páscoa acontece no “hoje” de nossos dias; onde os celebrantes participam e comungam a Páscoa de Jesus Cristo, participam e comungam a ressurreição do Senhor. Tudo o que foi proclamado na Liturgia da Palavra e na Liturgia do Batismo alcança seu momento alto na Liturgia Eucarística, quando os celebrantes oferecem os simples dons do pão e do vinho, para que Deus os vivifique — os “encha” da vida divina — e alimente com eles o seu povo. Dada a força sacramental que vem do altar, é bom chamar atenção sobre ele através de um rito que o prepare para a grande ceia pascal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário