quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BÍBLIA E CATEQUESE – ENCONTRO SOBRE O EVANGELHO DE MARCOS
Tema: "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos".


OBJETIVO: levar os catequistas a experimentarem o Evangelho de Marcos, trilhando um caminho de discipulado na ótica marcana.

PREPARANDO O AMBIENTE
Colocar as cadeiras em círculo e em destaque uma mesa da Palavra, com tecidos verdes (Tempo Comum), flores naturais e uma vela acesa

I – ACOLHIDA
Catequista: Sejam bem vindos a mais um momento de encontro. Que a paz e a benção de Deus esteja presente em nossos corações

C: Temos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João, maneiras diferentes de compreender e experimentar Jesus Cristo. O livro que vamos refletir e meditar no mês da Bíblia deste ano é o Evangelho de Marcos e aprender com ele como sermos discípulos e discípulas de Jesus assumindo a missão como o rumo central de nossa vida. Qual a boa-notícia que Marcos quer comunicar? Vamos olhar no espelho que ele coloca diante de nós para descobrirmos nele nosso rosto e assumir melhor nosso compromisso como "discípulos e missionários de Jesus, para que nele nossos povos tenham vida".

II - ORAÇÃO INICIAL
C: Vamos nos preparar para refletirmos com profundidade e saborearmos a Palavra de Deus, neste mês reservado a Bíblia, pedindo as luzes do Espírito Santo para nos ajudar a compreendermos nossa missão, trilhando os caminhos do evangelho de Marcos:
Canto: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus, o amor, o amor de Jesus!(2x)

C: Que graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus, o Filho Senhor que nos chama a partilhar a vida, a unção e o poder do Espírito Santo estejam sempre conosco.
Todos: Bendito seja Deus que reuniu nos no amor de Cristo!
C: Educados pela Palavra, façamos na fronte o sinal-da-cruz, compromisso com uma consciência cristã evangelizadora  ...
C: Ouvintes da Palavra, façamos nos ouvidos o sinal-da-cruz, para sermos atentos à Palavra de Deus, a Sua voz que nos chama ao discipulado...
C: Iluminados pela Palavra, façamos nos olhos o sinal-da-cruz, para aprendermos a ver as maravilhas de Deus na simplicidade, para olharmos a realidade com os olhos de Deus...
C: Alimentados pela Palavra, façamos na boca o sinal-da-cruz, para que anunciemos a Palavra de Deus e sejamos vozes proféticas na realidade...
C: Fortalecidos pela Palavra, façamos nos ombros o sinal-da-cruz, para que possamos carregar o jugo de Cristo, que é suave, mas comprometedor, que nos chama a sermos comunidade.

Canto: A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo; que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo!

III – DEUS NOS FALA
Fazer o acendimento da vela do Ambão nesse momento
Canto: É uma luz tua Palavra. É uma luz, pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra. Brilha esta luz em mim, Senhor!

C: O texto que vamos ouvir descreve como começou o anúncio do evangelho e como ele foi se divulgando. Durante a leitura, vamos prestar atenção no seguinte: Qual foi a proposta de Jesus que entusiasmou tanto as pessoas que chegou a transformá-las em discípulos?

Canto: Aleluia, Aleluia, como o Pai me amou assim também eu vos amei. Aleluia, Aleluia, como estou no Pai permanecei em mim!
Leitura do texto: Marcos 1,14-22
(momento de silêncio e reflexão)


Partilha:
1. Qual o ponto deste texto de que você mais gostou ou que mais chamou a sua atenção? Por quê?
2. Qual foi mesmo a proposta de Jesus que entusiasmou tanto as pessoas que chegou a transformá-las em discípulos?
3. O chamado dos discípulos é também nosso chamado a seguir Jesus e estar com Ele?
4. O que tudo isso ensina para nós hoje?

Canto: Senhor se tu me chamas
Refrão: Senhor se tu me chamas, eu quero te ouvir, se queres que eu te siga, respondo eis-me aqui.(bis)
Nos passos do teu filho toda a Igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas, vê, Senhor, estou aqui.

IV – APROFUNDAMENTO DA PALAVRA
C: O Evangelho de Marcos não só informa sobre aquilo que Jesus fez e ensinou no passado, mas leva a gente a se envolver com a longa caminhada dos discípulos e das discípulas, desde a Galileia até Jerusalém.
Leitor 1: Eles são pescadores. Estão trabalhando em sua profissão, quando Jesus passa e chama: eles largam tudo e seguem Jesus. Parece que não lhes custa nada. Largam a família. Largam os barcos e as redes. Seguir Jesus supõe entrega e compromisso! Eles começam a formar um grupo, uma comunidade caminhante. É a comunidade de Jesus.
Todos: Discípulos e missionários de Jesus, para que nele nossos povos tenham vida.
Leitor 2: A primeira coisa que Jesus faz é chamar discípulos (Mc 1,16-20) e a última que faz é chamar discípulos (Mc 16,7.15).
C: Apesar de muitos, os problemas não foram capazes de desviar os discípulos da fidelidade ao compromisso fundamental da sua fé: seguir Jesus. No meio de tantas preocupações, a maior continuava sendo: como ser discípulo de Jesus. Esta ainda é a preocupação que, até hoje, em toda parte, sustenta comunidades em torno da Palavra de Deus.
Todos: O grande clamor que a Igreja nos faz: é preciso que sejamos discípulos e missionários de Jesus, para que nele nossos povos tenham vida.

V – RENOVAR NOSSO COMPROMISSO DE SEGUIR JESUS


C: Celebrando a leitura do Evangelho de Marcos, vamos sentir o entusiasmo dos discípulos, desde a primeira chamada à beira do lago. Vamos nos envolver com eles e com Jesus, crescendo no entusiasmo até recebermos o envio definitivo para a missão. Até o próximo encontro, cada um de nós é chamado e pensar sua vocação de seguidor de Jesus, refletir sobre sua vida de discípulo no dia a dia. Como tenho renovado meu sim ao discipulado? Tenho encontrado momentos para estar com Jesus? Quais são os alimentos do meu seguimento?


VI – ORAÇÃO FINAL
C: Aminados pela Palavra, que deve ser assumida por nós como alimento em nossas atividades  catequéticas e pastorais, elevemos nossa oração a Deus:
Leitor 1: Os discípulos acompanhavam Jesus por todo canto, iam na casa dele, conviviam com ele, experimentaram profundamente sua presença!
Todos: Nós também, discípulos hoje, precisamos seguir Jesus, estar com Ele, conhecer seus caminhos!
Leitor 2: Os discípulos começaram a perceber o que servia para a vida e o que não era compatível com a caminhada de um seguidor. A atitude livre e libertadora de Jesus fez com que aprendessem a agir como o Mestre!
Todos: Nós também, discípulos hoje, precisamos agir a partir de Jesus, caminhar num processo de conversão, sempre abertos a dar novos passos na fé!
Leitor 1: Os discípulos se entusiasmavam com a pessoa de Jesus que os atraia. Eles seguiram Jesus e anunciaram a tão esperada boa-nova do Reino. Até que enfim, o Reino chegou. Jesus o revelou!
Todos: Nós também, discípulos hoje, precisamos assumir a missão junto com Jesus, criar coragem de romper com o projeto que não nos faz seguidores e revelar o entusiasmo do primeiro amor!

C: Pai Nosso... Ave Maria
C: Que o Senhor, Bondade e Amor, que é Pai, Filho e Espírito Santo, nos guarde agora e sempre!
Todos: Amem!

Canto: Toda Bíblia é comunicação, de um Deus amor, de um Deus irmão. É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração!

C: Vamos nos saudar com a paz que vem de Deus! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário