quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Catequistas, proponho mais um encontro de reflexão e oração para o grupo de catequistas da comunidade fazerem a experiência do discipulado a partir do Evangelho de Marcos! Bom momento de oração e reflexão!

BÍBLIA E CATEQUESE
"LEVANTA-TE E VEM PARA O MEIO"


PREPARANDO O AMBIENTE


Preparar um ambiente colocando de um lado tecidos escuros, galhos secos, e a Bíblia fechada e envolvida com correntes. Do outro lado, preparar outro ambiente com tecidos brancos, flores e uma vela acesa. Destacar ao centro uma Estante da Palavra com tecido da cor litúrgica para proclamação do Evangelho.


I - ACOLHIDA
Catequista: Sejam bem vindos a mais um momento de encontro. Que a paz e a benção de Deus esteja conosco neste encontro de reflexão e oração sobre o Evangelho de Marcos.

C: O Evangelho de Marcos nos propõe uma caminhada de experiência com a pessoa de Jesus que nos leve a declará-lo como Messias, Senhor de nossa história. Marcos começa dizendo: "Princípio da boa-nova de Jesus Cristo, Filho de Deus!" (Mc 1,1). E no fim, na hora em que Jesus morre, ele afirma de novo: "Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus" (Mc 15,39). No começo e no fim, está a afirmação de que Jesus é o Filho de Deus. Entre estes dois pontos é que acontece a caminhada dos primeiros discípulos e discípulas como também a nossa. Hoje, vamos aprender com o episódio da cura do homem de mão seca: Jesus liberta e dá novo sentido a realidade! Assim é o nosso chamado...

II - ORAÇÃO INICIAL
C: Vamos nos preparar para refletirmos com profundidade e saborearmos a Palavra de Deus, pedindo as luzes do Espírito Santo para nos ajudar a compreendermos nossa missão neste caminho que estamos vivenciando do Evangelho de Marcos:
Oração: Vinde Espírito Santo...
Leitor 1: “Tua palavra, Senhor, é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho”
Leitor 2: “A Palavra de Deus é como a semente. Aquela que caiu em terra boa representa aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão frutos na perseverança”.
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.
Leitor 1: Desça como chuva meu ensinamento e minha Palavra se espalhe como orvalho; como chuvisco sobre a relva macia e aguaceiro em grama verdejante”
Leitor 2:  “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que te dou. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca”
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.
Leitor 1: O sal tempera e conserva os alimentos. Assim também, a Palavra de Deus, se ouvida e aprofundada com ardor, ela tempera a vida e dá sabor à missão.
Leitor 2: A Palavra de Deus pode ser comparada a uma rocha. Quem a ouve e a põe em prática é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha.
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.

III – DEUS NOS FALA
C: Antes de ouvirmos a Palavra que nos será proclamada, vamos conversar um pouco sobre nosso ambiente. 
1. Olhando para Palavra, o que nos impede hoje de uma experiência autêntica com a Palavra? 
2. O que nos acorrenta e nos faz sentir escravos hoje? 
3. O que nos faz sentir secos e sem vida, muitas vezes sem motivação? 
4. Quais são as libertações necessárias para o nosso discipulado?

C: A Palavra nos ilumina, vamos ouvir o que Jesus nos propõe hoje:
Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia!
Leitura do texto: Marcos 3,1-6
(momento de silêncio)

1. Quem Jesus encontrou na Sinagoga? Como se sentia o homem?
2. Ao dizer “Levanta-te e vem para o meio”, estabelecendo uma linguagem de afeto com o homem excluído, qual a intenção de Jesus?
3. Como imitar hoje a atitude de Jesus que diz: “Levanta-te e vem para o meio!”?
4. Quais são nossas maiores dificuldades no exercício de nosso discipulado? A que Jesus nos chama?

IV – APROFUNDAMENTO DA PALAVRA
C: Jesus entra na sinagoga. Ele tinha o costume de participar das celebrações do povo. Há ali um homem com a mão atrofiada. Um deficiente físico não podia participar plenamente, pois era considerado impuro. Mesmo presente na comunidade, era marginalizado. Devia manter-se afastado.
Leitor 1: Os adversários observam para ver se Jesus vai curar no sábado. O segundo mandamento da Lei de Deus mandava “santificar o sábado”. Era proibido trabalhar neste dia. Os fariseus consideravam que curar um doente era o mesmo que trabalhar.
Todos: Colocavam a lei acima do bem estar das pessoas. Jesus os incomodava porque colocava o bem estar das pessoas acima das normas da lei.
Leitor 2: Os fariseus queriam eliminar Jesus, não por  zelo pela lei, mas sim a vontade de acusar e eliminar o que os incomodava.
C: Jesus pede duas coisas ao deficiente físico: Levanta-te e vem aqui para o meio! O deficiente deve levantar-se e vir para o meio e ocupar o seu lugar! Os marginalizados não podem ser excluídos. Devem ser acolhidos, estar junto com todo o mundo!
Todos: Curando o homem de mão seca, Jesus mostrou que ele não estava de acordo com o sistema que colocava a lei acima da vida.

V – RENOVAR NOSSO COMPROMISSO DE SEGUIR JESUS
C: Como compromisso até o próximo encontro, fiquemos atentos aos ensinamentos de Cristo hoje na Igreja-comunidade, nos colocando a caminho do discipulado, fazendo experiência com o Mestre para sermos pessoas livres conforme a Palavra. Podemos também ajudar e ensinar aqueles que chegam as nossas comunidades, não só com uma mão paralisada, mas também com a alma paralisada em função das dores impostas por um mundo sem amor. O compromisso com o outro é a grande marca do cristão consciente de seu papel como aquele que rompe com aquilo que desumaniza e desfigura a beleza humana.

VI – ORAÇÃO FINAL
C: Somos convidados a uma nova maneira de encarar a realidade, com olhos livres de pesos que escravizam. Por isso, precisamos ser frequentemente iluminados pela Palavra. Ouçamos o que o próprio Jesus tem a nos ensinar:
Leitor 1: “Levanta-te, Cristo te chama a experiência de amor”
Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!
Leitor 2: “ Estende a tua mão e Cristo te liberta”
Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!
Leitor 1: “ Mostra a Jesus a tua história e Ele participará dela”
Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

C: Para concluir o momento orante, vamos juntos retirar as correntes que envolvem a Palavra, abri-la e colocá-la do lado do vaso de flores, dando sentido de que experiência com a pessoa de Jesus é sempre libertadora, visando a linguagem do amor e nos compromete com a vida em abundância.
Canto: A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo. Que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo!


C: Utilizando as mãos, símbolo da vida no Evangelho, vamos ficar em duplas e tocando a cabeça um do outro, rezarmos para abençoá-lo. Fiquemos em silêncio!
(em seguida, pode-se dar a Paz)




** Roberto Bocalete (Subsídio da Rede de Comunidades, Diocese de São José do Rio Preto). Adaptado para catequistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário