terça-feira, 4 de setembro de 2012

[Postei uma sugestão para entrega solene da Bíblia para os catequistas exercerem o  ministério da Catequese animados com e comprometidos pela Sagrada Escritura. Vale destacar que pode ser também transformada em celebração de entrega para os catequizandos que ingressam no Tempo da Catequese. A sugestão é que aconteça dentro da Missa, caso não seja possível, na Celebração da Palavra, faz-se a entrega depois da Liturgia da Palavra]

CELEBRAÇÃO DE ENTREGA DA SAGRADA ESCRITURA PARA CATEQUISTAS

Após a homilia, inicia-se o rito:

INTRODUÇÃO:
Com: Com imensa alegria queremos hoje celebrar a entrega da Sagrada Escritura para aqueles que com zelo, cuidado e empenho, exercerão o ministério da catequese em nossa comunidade. A Palavra de Deus é viva, eficaz, fonte da experiência de fé, proclamada na liturgia e anunciada pelos catequistas no encontro, como iluminação da realidade, inspiração para celebrar e comprometer-se com o próprio Deus que se comunica. Assim, ao receber a Sagrada Escritura, nossos catequistas são convidados a serem sinais de anúncio e testemunho da Palavra para seus catequizandos e para nossa comunidade.

REFRÃO MEDITATIVO
É uma luz tua Palavra. É uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra. Brilha esta luz, em mim Senhor.
(neste momento incensar a Bíblia na Estante da Palavra. Colocar as Bíblias que serão entregues junto ao Ambão)

LEITURA DA 2ª CARTA A TIMÓTEO 3, 14-17
(breve momento de silêncio e reflexão)

CANTO PARA PREPARAÇÃO DA PROCISSÃO PARA RECEBER A BÍBLIA
Com: Neste momento, nossos catequistas se aproximam do presbitério (outro lugar propício), em procissão, para receberem solemente a Sagrada Escritura, para este momento, cantemos...

A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo. Deus é bom nos ensina a viver, nos revela o caminho a seguir, só no amor, partilhando seus dons, sua presença iremos sentir.

Deus é bom, nos ensina a viver. Nos revela o caminho as seguir. Só no amor partilhando seus dons, Sua presença iremos sentir. (refrão)

Somos povo, o povo de Deus, e formamos o Reino de irmãos. E a palavra que viva nos guia e alimenta a nossa união.

ENTREGA DA SAGRADA ESCRITURA
(O padre exorta aos catequistas e a comunidade para o significado profundo deste momento e em seguida, faz a entrega da Bíblia aberta dizendo...)
PADRE: RECEBE O LIVRO DA PALAVRA DE DEUS. QUE ELE SEJA LUZ PARA SUA VIDA.

(os catequistas recebem a Bíblia e retornam para o corredor central. Durante a entrega canta-se...)
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos!
Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!...

COMPROMISSO
 (neste momento, os catequistas colocam-se diante do altar, e abrindo a bíblia, colocam a mão direita sobre ela, repete juntamente com o padre: )

Senhor Jesus/, aqui reunidos em teu nome/ queremos nos comprometer com nosso ministério da catequese:/ proclamar e anunciar com dignidade a sua Palavra,/ ser sinal dessa Palavra e construir tua Igreja/ a serviço do Reino, de um mundo transformado./ Dá-nos a força do Teu Espírito/ para a Glória do Teu Pai, do nosso Pai./ Amém.

BENÇÃO SOBRE OS CATEQUISTAS

Padre: O Pai, que enviou que seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por Ele, vos cumule de toda a bênção.
Todos (as): Amém!

Padre: O Filho, que antes de enviar seus discípulos ensinou-os a amar e servir, seja vosso Mestre e Modelo na missão.
Todos(as) Amém!

Padre: O Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, faça arder o vosso coração toda vez que buscais na fonte da Palavra de Deus a força e a luz para servir aos irmãos e irmãs.
Todos(as): Amém!

Padre: “Naquela mesma hora, os discípulos se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze e os outros discípulos” (lc 24,33). Assim também iremos nós, unidos como Igreja, tendo como instrumento a Palavra de Deus, trabalhar juntos por um mundo melhor! Abençoai-vos o Deus bondoso que é PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO...

(os catequistas retomam seus lugares)

 **Roberto Bocalete

Um comentário:

  1. Muito legal..... vou aproveitar suas idéias para a entrega em minha paroquia.

    ResponderExcluir