sábado, 29 de setembro de 2012

Aproveitemos o dia da Bíblia para rezarmos e refletirmos o nosso discipulado na ótica do Evangelho de Marcos! Bom encontro! Boa Oração!

CATEQUESE E BÍBLIA – ENCONTRO DO EVANGELHO DE MARCOS
Tema: "Coragem! Levanta-te! Ele te chama"
  
PREPARANDO O AMBIENTE
No ambiente colocar em destaque a Bíblia, em uma Mesa da Palavra com a cor litúrgica verde, flores e uma vela. Pode haver um manto (marca do discipulado) e se possível, fotografias de discípulos de ontem e hoje (Dom Helder, Zilda Arns, São Paulo, São Pedro, Madre Tereza, Santa Paulina)

I - ACOLHIDA
Catequista: Sejam bem-vindos para este momento de encontro. Que a paz e a benção de Deus esteja com todos!

C: Hoje nosso objetivo é refletir sobre a necessidade de estarmos sempre com Jesus para que nosso discipulado seja fecundo. O discipulado expressa a relação vital entre a pessoa do discípulo e o mestre Jesus. Na caminhada, algumas dimensões devem ser sempre revividas, por isso, somo convidados a sempre nos encantar pelo Mestre, a aquecer o coração com seus ensinamentos e motivar-nos mesmo diante das dificuldades que nos rodeiam. Se cairmos no caminho, basta clamarmos por Jesus e Ele nos direciona novamente.

II - ORAÇÃO INICIAL
C: Vamos nos preparar para refletirmos com profundidade e saborearmos a Palavra de Deus, neste mês reservado a Bíblia, pedindo as luzes do Espírito Santo para nos ajudar a compreendermos nossa missão, trilhando os caminhos do evangelho de Marcos:
Canto: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz, em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus, o amor, o amor de Jesus!(2x)
C: “A Palavra de Deus é viva e eficaz”. É Palavra viva porque é palavra do Deus da Vida, do Deus Criador, do Deus de Jesus Cristo. É Palavra viva porque produz vida, dá sentido e sustento à vida. É palavra viva porque mesmo passando tempo continua sendo atual, continua viva e eficaz no meio do povo, continua sendo luz para o discipulado autêntico.
Todos: “A Palavra de Deus é viva e eficaz”.
C: E é Palavra viva e eficaz igual à chuva que cai e não retorna sem produzir seus efeitos, sem dar frutos que permanecem. O efeito da Palavra de Deus é sempre gerar vida, tecer relações de amor, de fraternidade, de aliança, alimentar o discípulo em sua espiritualidade e missão.
Todos: “A Palavra de Deus é viva e eficaz”.
C: A Palavra “é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes”. Penetra todo o nosso ser, todas as dimensões da vida. Quando a Bíblia e a vida se encontram, começamos a andar no rumo da liberdade que faz a história mudar! Que a Palavra, inspirada, cheia de vida, transforme a nossa história em história de fé!
Todos: “A Palavra de Deus é viva e eficaz”.

III – DEUS NOS FALA
Acendimento da vela
C: Vamos ser iluminados com a proposta da Palavra para nossa vida!
Canto: É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor!

C: Muitas vezes, durante o seguimento, perdemos a visão, deixamos de enxergar, ficamos cegos por permitir que nossos olhos sejam ofuscados pelo brilho de distrações secundárias, capazes de nos tirar daquela realidade existencial que dá sentido ao viver. É convivendo nas fragilidades da caminhada que ouviremos em Marcos: "Coragem em qualquer situação! Levanta-te, porque te amo e te chamo". Existe um caminho novo e sempre iluminado para nossa vida. Ouçamos a proposta de Jesus, aprendamos que caminho é esse, nos iluminemos da Palavra...

Canto: Deixa-me ficar em paz Senhor, para ouvir tua Palavra, no coração do meu silêncio, deixa-me ficar em paz!
Leitura do texto: Marcos 10,46-52
(momento de silêncio)

Partilha:
1. O que o cego fez quando ouviu dizer que Jesus estava passando? Qual o sentimento que brotou nele neste momento?
2. Qual foi a reação dos que estavam juntos com Jesus? Isso calou Bartimeu?
3. Como entendemos o “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”?
4. Qual a atitude do cego depois da cura? Qual a relação com o discipulado?


IV – APROFUNDAMENTO DA PALAVRA

C: Bartimeu não se conformou à situação de mendigar vida a desconhecidos e viver de sobras atiradas a ele no escuro de promessas que precisam de sorteios para dar certo.
Leitor 1: Quando ouviu que Jesus passava, Bartimeu não se intimidou diante dos que o mandavam calar porque sabia que Jesus tinha uma luz e um caminho melhor para lhe oferecer.
Leitor 2: Ele gritou por isso, ele rezou e intercedeu por isto: fez a experiência da iluminação. Vamos pedir, para que em nosso discipulado, nas vezes que ficarmos cegos e paralisados, que possamos recuperar a vista.


V – RENOVAR NOSSO COMPROMISSO DE SEGUIR JESUS
C: A exemplo daqueles que disseram a Bartimeu: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”, também nós precisamos nos aproximar de tantos que vivem envolvidos em cegueiras para colocar neles a coragem de se aproximarem de Jesus, de se aproximarem do Evangelho, para acender uma nova luz e um novo caminho.

VI – ORAÇÃO FINAL
C: Como seguidores de Jesus compreendemos a função da Palavra de iluminadora de nossos passos, a chama de luz a romper as trevas e iluminar o caminho a seguir. Ao clarear a caminhada, a palavra orienta toda a conduta humana, passo a passo. O próprio Senhor é a lâmpada que ilumina a treva da nossa vida.
Canto: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
Leitor 1: Ilumina-nos, Senhor, para que a tua Palavra nos ensine como ser e agir, nos ensine a caminhar conforme teu projeto e nos ensine a construir a vida em ti.
Canto: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
Leitor 2: Ilumina-nos Senhor, para que sejamos corrigidos no caminho da vida e consigamos compreender os teus projetos. Que nós abramos o coração para a Palavra que exorta e corrige e sejamos seguidor de teus passos
Canto: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
C: Ilumina-nos Senhor para que sejamos educados na justiça e nessa pedagogia do amor sejamos amado por ti. Que nossos caminhos sejam sempre iluminados por tua Palavra.
Canto: “É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim Senhor. Brilha esta luz, tua Palavra, brilha esta luz, em mim Senhor”
C: Pai nosso...

BENÇÃO
C: Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros; o sol brilhe em tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos, e até que de novo eu te veja, Deus te guarde na palma de sua mão!
Todos: Amém, assim seja, amém, amém!
C: Vamos nos saudar em Cristo Jesus!

**Roberto Bocalete 

Nenhum comentário:

Postar um comentário