CATEQUESE E SACRAMENTOS
MINISTÉRIO
CURATIVO DE JESUS
Os sacramentos
do Novo Testamento são entendidos como ato pessoal do próprio Jesus, ou como
ação salvífica que brota do Pai e se visualiza em sua relação com o humano. É
nas ações de Jesus que encontramos fundamentação antropológica e teológica dos
sacramentos cristãos. O ser humano
enquanto realidade corpóreo-espiritual, é mistério que se revela por meio das
possibilidades implicadas para corporeidade. Se olharmos os Evangelhos,
poderemos observar que a ação curativa de Jesus é um dos seus mistérios mais importantes.
Não resta dúvida que o Senhor exerceu com plena consciência um ministério de
cura que é origem dos sacramentos. Não há dúvida que no ministério curativo de
Jesus dão-se os elementos suficientes para dizer que Jesus institui sacramentos
autênticos de Cura.
Podemos dizer
que o ser humano é ser sacramental porque expressa sua realidade última em
ações simbólicas, nas quais manifestam sua realidade pessoal e transcendental.
Tal experiência não cai no vazio ou mera subjetividade; encontra sua resposta
objetiva na pessoa e no ministério de Jesus, no maior originário de sua missão,
porque Deus o ungiu e o encheu de poder para fazer o bem e curar os oprimidos.
Jesus com sua
vida e suas ações salvíficas, provoca encontros da ação amorosa do Pai com o
ser humano: Jesus é instrumento da ação redentora. Graças a corporalidade de
Jesus podemos entender sacramentalmente Deus como aquele que cura e salva os
enfermos, marginalizados e pecadores. Em Cristo, acha-se presente a história da
graça salvífica de Deus, na qual os gestos e sinais de Jesus são sinal e causa
de graça santificante. O objeto do ministério curativo de Jesus é sentir a ação
amorosa de Deus em nós: sermos amados por Jesus é sermos amados por Deus,
sermos perdoados por Deus é renascer como filhos à filiação divina. A cura que
Jesus oferece supõe uma ação de recuperação da vida perdida, o crescimento
positivo das pessoas, a libertação do pecado social e suas consequências
sociais, o perdão e a paz e a esperança clara da vitória sobre as forças do mal.
Jesus é o
grande sacramento de Deus para o homem e do homem para Deus, por isso sua
sacramentalidade é sanante, revelando-nos Deus como amigo da vida e sanador do
ser humano. Jesus cura apelando à fé humana, diante de cuja resposta positiva
não há mal que se detenha, já que ele, em sua condição de enviado do Pai, tem o
poder sobre a vida e a morte. Esta perspectiva serve de fonte de inspiração
para o futuro, no qual o ministério curativo de Jesus é dado a seus discipulos,
e entre as ações próprias do anúncio do Evangelho figuram as que se referem a
este ministério de cura que Jesus exerceu (Mt 10,1-8).
Essa atividade
curativa é que caracteriza de maneira clara a missão de Jesus como enciado do
Pai, na qual se revela plenamente que tipo de liberdade que Deus oferece aos
humanos (Mt 12,28). A cura que Jesus oferece é ação integral da pessoa que
revela a forma na qual temos de viver a salvação de Deus, como resposta à nossa
fragilidade. Daqui entendemos que a conversão ao Deus vivo suscita uma
realidade pessoal nova que nos permite crescer em vida madura e harmômica em
todos os níveis. Converter-se ao evangelho e viver os valores que encarna Jesus
Cristo, é por-se em caminho para a cura autêntica que conduz à maturidade da
pessoa.
Com o mestre, a
Igreja verá em tais sinais a força da fé no poder de Deus e o poder de seu amor
misericordioso que sana radicalmente o humano de todos os males. Os sacramentos
que brotam do ministério saneador de Jesus tornam sacramentalmente visível o
nascer do novo (Jo 3,3), que implica a libertação do pecado, de falsas
culpabilidades, abrindo-nos a elevação de todo o nosso ser, a fim de podermos
ser o manancial do qual brota a vida verdadeira (Jo 4,14; 14,6). Não resta
dúvida de que a força saneadora que saía de Jesus era o amor, que é expresso de
muitas maneiras, na forma de agir de Jesus, em seus ensinamentos e nas
parábolas. O amor sana e a forma que Jesus teve de existir e relacionar-se com
as pessoas foi o amor, que realmente cura o ser humano.
A ação
evangelizadora e sacramental da Igreja, à semelhança da de Jesus, é acompanhada
de sinais sacramentais entre os quais figura a cura (At 2,43); e entre os
carismas que o Senhor confere aos fieis em vista da edificação da comunidade,
aparece o de curar. Um dos conteúdos essenciais do anúncio da chegada do Reino,
que os discípulos farão, é a ação curativa do evangelho (Lc 10,8-9): estar no
meio do mundo, curar o que há enfermo, e daí anunciar que este é sianl de queo
Reino está se realizando.
Ao estruturar a
presença sacramental de Cristo na comunidade, a Igreja não esqueceu que a
verdade de sua presença no mundo passa pelos sinais de cura que vai realizando
na e celebrando nos sinais dos sacramento de cura. Dessa forma, a igreja será
testemunha verdadeira daquele que é fonte de vida e salvação, enviando-nos a
anunciar o Reino de Deus e sanar o humano de todo o mal e sofrimento.
** Roberto Bocalete, Especialista em Pedagogia catequética
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