quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ATOS DOS APÓSTOLOS 8,26-40: FILIPE E O EUNUCO ETÍOPE
UMA REFERÊNCIA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Nos Atos dos apóstolos, é possível perceber que Lucas está interessado em frisar que o Espírito dirige a vida da Igreja, cuja tarefa é levar o Evangelho até os confins do mundo. É ele que determina os tempos e sugere os modos da evangelização. O Espírito Santo abrange a história dos Atos, iniciando com a página programática do Pentecostes cristão (Atos 2), a manifestação do Espírito que visa produzir efeitos nos apóstolos, cria uma nova possibilidade de comunicar e entender e afirma que a experiência no Espírito Santo conduz ao anúncio e ao convite a conversão, trilhando-se um itinerário na comunidade cristã, mediante o rito do batismo e o dom do Espírito Santo (FABRIS, p.74-5).
       A experiência do Espírito em Pentecostes é o início programático da Igreja e tal experiência é seguida de outras mais, baseadas na ação do mesmo Espírito que universaliza o anúncio e alcança os povos (dentre eles o eunuco, ministro da rainha da Etiópia) como força livre que liberta e unifica, manifestada no dinamismo do amor e da acolhida.
       A função do Espírito Santo, nos Atos, é de atualizar e propagar a salvação adquirida por e em Cristo, através do testemunho. O Espírito, experimentado pelos discípulos, anima-os para anunciar a Cristo; ele guia o testemunho deles e intervém a cada momento na realização do desígnio salvador de Deus  (CONGAR, p.68-9).
       O episódio da conversão do eunuco demonstra a experiência pneumatológica de Filipe, que assume a atividade missionária e evangelizadora, e também o nascimento do etíope para a fé por meio do próprio Espírito, que conduz Filipe e ainda permite ao eunuco conhecer verdadeiramente a pessoa de Jesus Cristo, tendo como ponto culminante do processo a profissão de fé do etíope, seu batismo e a adesão. O Espírito em Atos intervém espontaneamente nos momentos salientes da história da evangelização, agindo de forma eficaz para a revelação da Igreja e das Escrituras.
       No início da perícope, o Espírito, que tem papel importante no texto, sugere a Filipe aproximar-se do carro em que viaja o ministro etíope; estimula-o, pois, a dar o primeiro passo com que se inicia o processo de conversão. No fim do episódio é ainda o Espírito que arrebata Filipe e o transfere para Azot em vista da continuação da sua atividade.
    Num  primeiro olhar, esses elementos referentes ao Espírito parecem pobres; no entanto, se considerados à luz de todo o relato e da obra de Lucas como totalidade, permitem salientar, com maior ou menor evidência, elementos importantes da teologia lucana do Espírito. Em cada perícope duma obra literária refletem-se, pois, sempre as grandes perspectivas teológicas de seu autor (CASALEGNO, p.1).
      O eunuco era um pagão castrado que possivelmente não poderia ser membro do povo hebraico. Sem ser circunciso, simpatizava-se, porém, pelo judaísmo: por isso, abraçou a fé monoteísta e nutria-se da sabedoria contida nas Escrituras. No relato, o Espírito toma a iniciativa dos eventos, fazendo com que a Igreja, representada em Filipe,  pudesse alcançar uma nova meta na sua missão evangelizadora. Atua, irrompe e ordena. Filipe parece ser um típico missionário itinerante totalmente à sua disposição. “Não é ele, pois, o iniciador da missão, mas simples instrumento de uma força superior que, de fora, manifesta seu poder, dirige os acontecimentos e dá diretivas concretas às quais não é possível se opor” (CASALEGNO, p.2).
       A maneira da apresentação do Espírito na perícope  é  muito significativa para salientar que, nos Atos, o Espírito é o ator principal que, juntamente com a Palavra, dirige a atividade da Igreja. Os personagens humanos engajados no trabalho eclesial sempre estão à escuta, se interrogam  e obedecem às escolhas do Espírito a fim de que os planos de Deus possam se realizar. Fazem-no também quando o Espírito sugere, no interior de seu coração, as linhas de atuação, como Filipe.
       O relato manifesta assim a grande habilidade narrativa de Lucas: utilizando, com arte, os vários atores, mostra de maneira característica a realização da vontade salvífica de Deus que, superando todo obstáculo, abre as portas da salvação para os pagãos.
       Se Lucas apresenta o Espírito como força que irrompe do alto e dispensa as necessárias mediações humanas, não significa que esqueça de evidenciar a liberdade e a iniciativa dos missionários.  Pois para o evangelista a função do Espírito não é substituir-se aos atores humanos, mas sim, iluminar e estimular sua atuação: eles, de fato, nunca são executores passivos das suas ordens (CASALEGNO, p.7).
        Esta dimensão aparece evidente em At 8,26-40 onde o Espírito sugere que Filipe vá para frente e se aproxime. Filipe e o eunuco assentam-se juntos, dialogam, o eunuco apresenta suas dúvidas, Filipe orienta sobre o texto de Isaias e ajuda o etíope a nascer para a fé em Jesus; eles seguem uma estrada (caminho ou itinerário), descem os dois à agua, marcando o ato decisivo do batismo e ainda, guiado pelo Espírito, Filipe segue seu caminho por que o eunuco já não tinha necessidade de alguém para lhe guiar: sua experiência já era autêntica. Nesse processo, o etíope estava com a Escritura, Filipe com o Espírito, assentando-se lado a lado eles põe em contato o Espírito e a Escritura, assim, o Espírito vai permitir ao ministro verdadeiramente a experiência de Jesus como caminho, um seguimento alegre, com respostas existenciais (SAUOT, p.119-21). Com o eunuco que se converte, inicia o caminho do evangelho fora do mundo judaico num encontro fecundo com mundos culturais diferentes. Na realidade, tudo é operado pelo Espírito que sustenta Filipe na sua ação, apesar de no texto ter-se a impressão de  atribuir-se ao Espírito só a moção inicial, fazendo aparecer tudo o que acontece como obra de Filipe, interpretação ingênua e superficial.
       No relato, nota-se que o Espírito que intervém com poder para orientar a missão de Filipe. O  silêncio em relação ao Espírito na hora do batismo não é casual, mas revela uma perspectiva característica da teologia lucana, que nos Atos distingue constantemente entre o ato do batismo e a efusão do dom do Espírito. Esses dois momentos não são equivalentes e não coincidem entre si. O uso desta linguagem lucana referente ao batismo é significativa, confirmando que para o evangelista o papel básico do Espírito é animar a missão da igreja e fortalecer seu testemunho.
      Na perícope da conversão do eunuco, encontram-se as perspectivas básicas da Pneumatologia: o Espírito é aquele que inicia e sustenta a missão da igreja,  é a força que anima a evangelização, que impulsiona a comunidade para uma contínua experiência de fé, permitindo-lhes realizar sua vocação de testemunha da Palavra perante as nações (CASALEGNO, p. 18).
       À luz da estreita relação entre o Espírito e a pessoa de Jesus, a perícope de At 8,26-40 contribui para a compreensão de que o Espírito “ajuda o cristão a descobrir a identidade de Jesus”, por meio da experiência pessoal e existencial, sob a ação do Espírito, que favorece sua total adesão a Cristo. Para uma Igreja que nasce do Espírito, é fundamental, inspirados na perícope de Filipe e o eunuco, a abertura para que o mesmo Espírito permaneça presente, propondo experiências de conversão e alicerçando o projeto salvífico.

** Roberto Bocalete, especialista em Pedagogia Catequética

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