terça-feira, 28 de agosto de 2012


MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE

Momento de oração – Jo 13,1-15: Eucaristia, fonte da missão

1° Passo: Escolha o ambiente e coloque-se de modo confortável para oração
2° Passo: Invoque o Espírito Santo (acalme-se, respire paz. Pode-se cantar interiormente nesse momento: Espírito de Deus toma conta de mim, toma conta de mim. Espírito de Deus, Espírito de deus, toma conta de mim)
3° Passo: Ler: conhecer, situar e respeitar: leia algumas vezes, observe palavras e notas de rodapé, quem são os personagens e o que fazem, qual o problema presente no texto e a solução, qual o sentido de cada frase.

REFLETIR:
     Naquela noite da última ceia, Jesus participava do banquete mais importante dos judeus. Era o banquete pascal, uma ceia religiosa que a família se reunia para recordar a ação de Deus, libertando o povo do Egito. Era uma ceia alegre, feita com canções, com perguntas e com salmos e orações. Foi naquela Última Ceia que Jesus quebrou um protocolo. No meio da ceia, ele levanta-se, amarra um avental na cintura e começa a lavar os pés de seus discípulos. Tanto no tempo de Jesus, como em nossos dias, acharíamos muito estranho se alguém, durante um banquete, começasse a lavar os pés dos comensais. Jesus fez isso. E fez isso no meio da Ceia.
     Se Jesus tivesse lavado os pés dos discípulos no início da Ceia, muitos diriam que ele realizou um gesto de purificação ritual, que existia no costume ritual judaico. Se Jesus tivesse feito no início da Ceia, poderíamos pensar que ele estivesse ensinando que existe uma condição purificadora para participar da Eucaristia e, neste caso, os pecadores estariam excluídos. Jesus, no entanto, não escolheu o início da Ceia para lavar os pés dos discípulos, mas no meio da Ceia, quando já estava vestido com o manto da festa -paramentado para celebrar a Ceia . O gesto de Jesus abre um horizonte novo e compromete cada celebrante da Eucaristia a ser um seguidor do exemplo de Jesus que ensinou certa vez: “eu estou no meio de vós como aquele que serve”. A Missa, a Eucaristia não é uma oração e nem um momento para tocar nosso emocional religioso; é acima de tudo provocação para que deixemos mesas e paramentos que nos distinguem entre ricos e pobres, tornando-nos servidores uns dos outros.
     A Eucaristia, a celebração da Missa, só se torna completa se for continuada no serviço. Assim como o gesto do lava-pés foi símbolo do serviço em favor da vida plena, que Jesus realiza na Cruz, da mesma forma, cada um de nós que celebra esta Eucaristia - e participará de outras Eucaristias - só a completaremos em nossas vidas pela disposição de servir e viver disponível ao serviço fraterno. Um serviço a ser feito no amor: “eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis”.

4° Passo: Meditação: dialogar, atualizar :O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção? Que atitude me sugere e me revela? Como fazer meus os valores que apresenta? Que aspecto de minha vida precisa ser mudado?
5° Passo: Oração: suplicar, louvar, recitar (momento de dialogar com Deus) A pergunta chave é: O que a leitura e meditação me fazem dizer a Deus? Apoiar-se para este momento na oração: Tirai-me de minhas mesas, Senhor! Principalmente daquelas mesas, onde sento para ser servido, onde espero que prestem reverência e me admirem. Tirai-me de tronos que construí para mim mesmo, imaginando-me senhor e patrão. Dai-me um avental e uma toalha para colocar em minha cintura, uma bacia com água em minhas mãos, e a simplicidade para ajoelhar-me e servir. Ponde em meu coração a disposição para servir, a prontidão para levantar-me da mesa, e mãos abertas e prontas para servir.
 6°Passo: Contemplação: ver, saborear, agir (sentir a presença silenciosa de Deus, neste momento não se diz mais nenhuma palavra, falamos apenas com os olhos e o coração).
A que conversão Deus me convida com esse texto? Qual o novo olhar que tenho a partir de agora?
7° Passo: Assuma um compromisso de vida (O que esse texto sugere para minha vida diária? Anotar no espaço abaixo)
8° Passo: Encerre com uma oração (intimidade da despedida)

** Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário