sexta-feira, 3 de agosto de 2012


MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE
Oração pessoal com Jo 3,1-8: Mística para o seguimento

1° Passo: Escolha o ambiente e coloque-se de modo confortável para oração
2° Passo: Invoque o Espírito Santo (acalme-se, respire paz. Pode-se cantar interiormente nesse momento: Oh luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em mim)
3° Passo: Ler: conhecer, situar e respeitar: leia algumas vezes, observe palavras e notas de rodapé, quem são os personagens e o que fazem, qual o problema presente no texto e a solução, qual o sentido de cada frase. O que foi narrado? No diálogo há a expressão “nascer de novo” ou “nascer do alto”; o que seria isso? Então, como entender o que é nascer da água e do Espírito?
4° Passo: Meditação: dialogar, atualizar :O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção? Como fazer experiência de fé de modo consciente e experiencial? Em meu encontro com Jesus tenho buscado maneiras de amadurecer na fé? Tenho nascido de novo em minha caminhada de discípulo? Como é que o Espírito conduz a minha vida?
5° Passo: Oração: suplicar, louvar, recitar (momento de dialogar com Deus) A pergunta chave é: O que a leitura e meditação me fazem dizer a Deus? Como respondo ao que meditei? Rezar a canção abaixo, se souber, depois pode cantá-la também!:

Como posso não seguir?
Gustavo Balbinot / Jorge Trevisol
 Esse amor que a gente tem
Que nos faz gostar de alguém
No desejo de viver e ser feliz
Despertou no coração
Já bem antes de nascer
É uma luz que nunca mais vou esquecer

Se eu quisesse não ouvir
E até mesmo me esconder
Ele vai me procurar lá onde estou
Tenho medo de sentir
Eu conheço seu calor
É uma força que não dá pra resistir

Como posso não sorrir, se Deus me ama?
Como posso não seguir, se ele me chama?
Ele é tudo o que eu sou!
Ele é a força do amor!

Essa estrada eu bem sei
Não comporta a solidão
Tenho amigos que comigo
Também vão
Nosso jeito de falar
De amar e de servir
É o jeito de Jesus que faz feliz

6°Passo: Contemplação: ver, saborear, agir (sentir a presença silenciosa de Deus, neste momento não se diz mais nenhuma palavra, falamos apenas com os olhos e o coração). A que conversão Deus me convida com esse texto? Qual o novo olhar que tenho a partir de agora?
7° Passo: Assuma um compromisso de vida (O que esse texto sugere para minha vida diária?)
8° Passo: Encerre com uma oração (intimidade da despedida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário