segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SAGRADA ESCRITURA

Você conhece a Bíblia?
Conhecer a bíblia é questão de compreensão: compreender o que se lê.
A bíblia é um conjunto de testemunhos vividos, não de informações; conhecer a bíblia é entrar em seu mundo, é saber como e porque se relatou aquilo que se escreveu, é vibrar com seus autores.
Os escritos da bíblia datam de pelo menos 1900 anos e foram redigidos, a maioria, no Oriente Médio, com tudo o que isso implica.
Só se começará a conhecer e a compreender a bíblia quando se estiver familiarizado com sua origem e com sua formação, quando se souber por que foram escritos os diferentes livros, e algo do mundo daqueles para os quais foram escritos diretamente, sua cultura e circunstancias.
Para se conhecer e compreender a Bíblia, deve-se possuir um mínimo de informações sobre ela: os escritos foram compostos por pessoas concretas; sua composição vai do século X a.C.  ao século I d.C.; a mentalidade de seus compositores é típica do Oriente Médio; muitos escritos foram compostos muitas décadas, alguns até séculos, depois que sucederam o acontecimento narrado; os escritos bíblicos não foram escritos pensando em nós, mas em destinatários bem concretos.

Por onde começar?
A bíblia contém muitos livros que são escritos independentes um do outro.
Na dimensão humana, a bíblia é inegavelmente uma literatura, religiosa, mas literatura.
Assumir a bíblia proveniente de inspiração divina pressupõe assumir uma atitude de fé.

É necessário estudar a bíblia?
 O estudo informará e ilustrará, salvará de possíveis erros.
Estudo histórico crítico: origem literária, histórica e circunstancial, dos condicionamentos culturais e sociais daquele momento, daquilo que o texto significa.
Para compreensão correta da bíblia é preciso considerar que se trata de um conjunto de escritos que se originaram e foram compostos há muitos séculos e em um ambiente cultural muito diferente do nosso.
Para compreender e interpretar a bíblia é necessário um mínimo estudo a respeito dela; obter informações necessárias para a compreensão.
Não é necessário o estudo da bíblia se for lida como veículo de comunhão com deus, para a meditação e para a oração em qualquer de suas formas. Nesse contexto não se analisa, mas se deixa guiar e conduzir pela bíblia.

Importância da Bíblia !
A bíblia é importante para os crêem, não somente porque ela é citada com frequência, mas nela se encontra os fundamentos e as razões da fé.
É mediante a leitura da bíblia que Deus nos questiona e nos convida a confiar-nos a ele, e é na bíblia que encontramos expressa a vontade salvífica de Deus e a orientação de que necessitamos para a felicidade.
É do verdadeiro Deus que se fala na Bíblia. Nele os profetas e Jesus puseram sua fé e com ele entraram em íntima comunhão, um Deus que se vem manifestando na própria história humana.
Para conhecer as particularidades de Jesus Cristo (ser discípulo), é necessário conhecer o A.T., que era a bíblia de Jesus e seus discípulos.

O que é a Bíblia?
A palavra bíblia é grega e significa livros, escritos, documentos (plural) – é conjunto de escritos e não somente um.
Na antiguidade, os diferentes livros que agora constituem nossa bíblia erma rolos ou papiros independentes uns dos outros.
Os diferentes escritos foram compostos em diferentes tempos e por diferentes pessoas.
Os livros da bíblia  não são do mesmo gênero literário: alguns são história, outros são profecias, outros são lírica, outros cartas.
Deus não ditou a bíblia, mas ela foi composta por pessoas com uma cultura, mentalidade, interesse, educação, e que viviam em uma situação determinada, que estavam em estreita comunhão com Deus.
Bíblia é palavra de Deus (tomada dos profetas) e palavra dos homens (participantes).
Conteúdo: a bíblia é um conjunto de escritos que são o produto e o testemunho da vida de um povo (Israel – AT) e de uma comunidade (cristianismo – NT) em diálogo com Deus.

**Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário