quinta-feira, 16 de agosto de 2012


METODOLOGIA CATEQUÉTICA
As tarefas da catequese na experiência com a pessoa de Jesus

O amor de Jesus alimenta-se no cristão a conhecer, celebrar, viver e anunciar o Evangelho. A catequese, portanto, tem como tarefas próprias:
a) Propiciar o conhecimento de Jesus: para que a adesão de fé seja madura é preciso conhecimento e mergulho no mistério de salvação revelado em Jesus. Por meio da catequese o catequizando deve aprofundar, por meio da Palavra, o conhecimento de Cristo, deixando que sua luz ilumine sua vida, fortaleça sua fé e ao mesmo tempo capacite-o para o discipulado. O objetivo é a experiência amorosa e para tanto, o conteúdo deve ser apresentado em sua significação vital, para que os catequizandos conheçam Jesus com naturalidade.
b) Educar para celebração do mistério de Cristo: o contato salvífico com a vida e a pessoa de Jesus se dará por meio da celebração dos mistérios de Cristo. Para bem celebrar, os interlocutores precisam ser iniciados no ato celebrativo, ter na catequese o desbloqueio dos mistérios para que possam celebrar consciente e ativamente os mistérios, sem perder-se ou desconhecer o celebrado. Uma boa catequese mistagógica deverá manifestar os significados dos ritos, sinais, símbolos litúrgicos, facilitando o mistério celebrado. Menção especial merece a iniciação na oração e suas diversas modalidades, entendida como amizade com Cristo, encontro e relação do discípulo com seu mestre. O pai-nosso, resumo de todo o Evangelho, o próprio Jesus feito oração, é a referencia de oração cristã.
c) Iniciar no discipulado:  a união com Cristo deve tornar-se operativa, isto é, enquanto ponto de partida,  conhecemos Jesus percorrendo o seu caminho, seguindo-o, caminhamos atrás de suas pegadas. Quem é de Jesus, vive com Ele e Nele: a catequese deve ajudar o interlocutor, por meio da experiência com Jesus, a tomar consciência das conseqüências que o chamado de Cristo dispõe em sua vida, rompendo com o mal e aderindo ao bem.
d) Incorporar na Igreja e na ação evangelizadora: ninguém permanece unido a Cristo se não estiver incorporado ao seu corpo místico, a Igreja. A igreja é o sacramento da presença de Cristo e participação da comunhão trinitária. A catequese que inicia na adesão madura a Jesus, vincula-se a Igreja e a missão que ela realiza.

*Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário