terça-feira, 7 de agosto de 2012


MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE
Momento de oração Jo 15,1-8: Discipulado hoje

1° Passo: Escolha o ambiente e coloque-se de modo confortável para oração
2° Passo: Invoque o Espírito Santo (acalme-se, respire paz. Pode-se cantar interiormente nesse momento: Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar, que eu abra bem as portas do meu coração e deixe a luz do céu entrar
3° Passo: Ler: conhecer, situar e respeitar: leia algumas vezes, observe palavras e notas de rodapé, quem são os personagens e o que fazem, qual o problema presente no texto e a solução, qual o sentido de cada frase. Porque Jesus se apresenta como a videira e o Pai o agricultor? Quais os ramos cortados? Por, que foram cortados? Quais seriam os frutos produzidos pelos ramos que são ligados as árvores? Qual o significado de permanecer unido à videira que Jesus afirma ser ele mesmo? O que seria permanecer no amor? Qual a relação desse texto com o discipulado?

REFLETIR:
      Seguir Jesus e ser discípulo são duas expressões usadas para designar a totalidade e a abrangência da vida cristã, que se caracteriza pela relação do cristão com Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, na força do seu Espírito. Seguimento e discipulado se entrelaçam reciprocamente e se fundem num horizonte comum, ambos identificados pela ação de caminhar ou seguir, sendo, em geral, usados indistintamente e como sinônimos.
      O termo discipulado designa a dinâmica processual e transformadora que abarca todas as dimensões da realidade humana e todo o arco da existência, com o objetivo de assimilar os ensinamentos de Jesus e tornar-se semelhante a ele, dando continuidade seu projeto. O discipulado expressa a relação vital entre a pessoa do discípulo e o mestre Jesus.
      A relação mestre-discípulo não se limita ao fato de ensinar e aprender uma doutrina, mas é uma comunhão vital com Jesus e se traduz na obediência incondicional à sua palavra. Os seguidores de Jesus participam de sua vida, de suas atividades, particularmente do anúncio do Reino. Mas, eles dependem plenamente de Jesus e agem em comunhão com ele. Sem a relação-comunhão vital com Jesus, a pregação da boa-nova do Reino perde toda sua força de transformação.

4° Passo: Meditação: dialogar, atualizar :O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção? Como tenho permanecido em Jesus? Como tenho dado vida ao meu discipulado? Tenho permitido que Deus, como agricultor, corte os galhos secos de minha vida espiritual?
5° Passo: Oração: suplicar, louvar, recitar (momento de dialogar com Deus) A pergunta chave é: O que a leitura e meditação me fazem dizer a Deus? como respondo ao que meditei?
Para este momento, como discípulo, rezar o Salmo 62: A minha alma tem sede de Deus.
 6°Passo: Contemplação: ver, saborear, agir (sentir a presença silenciosa de Deus, neste momento não se diz mais nenhuma palavra, falamos apenas com os olhos e o coração).
A que conversão Deus me convida com esse texto? Qual o novo olhar que tenho a partir de agora?
7° Passo: Assuma um compromisso de vida (O que esse texto sugere para minha vida diária? Anotar no espaço abaixo)
8° Passo: Encerre com uma oração (intimidade da despedida)

** Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário