CATEQUESE E VOCAÇÃO
VOCAÇÃO UNIVERSAL À SANTIDADE
Tudo começa (ponto de partida)
com uma experiência pessoal com Jesus Cristo
Experiência de encontro vital e
existencial (superação da imediata e da dirigida)
Encontros de Jesus que transforma
(Hemorroíssa, samaritana, cego de nascença, paralítico, cego de Jericó, Lázaro,
pecadora, adultera, homem de mão seca, Zaqueu).
Processo até chegar ao
discipulado: animado e motivado pela Palavra (CONVERSÃO)
O que é santidade? Não é moralismos baratos, sabor angelical, ritualismos de fuga,
superficialidade, atitudes alienadas, postura lunática; mas é a prática da
humanidade, havendo compromisso com a condição humana e cristã.
Santidade é deixar-se amar por
Deus, fazer experiência amorosa para irradiar essa experiência a humanidade
(convite universal).
Santidade é diferente em cada
pessoa (legitimidade da diversidade) – não é forma.
Deus comunica sua santidade e nos
faz participantes de sua vida divina (Configurar-se a Jesus, felicidade)
Desejo de Deus: santidade dos
homens!
Alimentada pela Eucaristia e pela
Reconciliação (misericórdia)
Alimentada pelo outro, pessoa
humana: uma das maneiras de santidade está na vida comunitária (não há
santidade no isolamento).
Caminhos para santidade: prática
da caridade, amor, dimensão ética apurada, compromisso com a transformação da
realidade (Madre Tereza de Calcutá).
Alimentada pela vida comunitária:
pertença à família divina/ Igreja (escolhidos e amados de Deus);
Alimentada pela ação do Espírito
Santo.
Alimentada pela MÍSTICA:
A mística pode ser definida como
sendo espiritualidade em ação, atitude que parte da experiência de fé em vista
da transformação da realidade, difundindo na sociedade e na história valores
cristãos.
Alguém é místico quando tem uma
experiência pessoal com Jesus Cristo e age a partir dessa experiência, tendo-a
como referencial de valor em suas decisões e ações.
Qual foi a mística que sustentava
a Jesus na encarnação e no anúncio da palavra e o mantinha na fidelidade?
O segredo escondido da vida de
Jesus era o Pai. Jesus vivia unido a Ele através da oração. É na oração que ele
assimilava e encarnava a Palavra em sua vida. Jesus em sua oração, situa-se no
coração de Deus.
A oração é a respiração de sua
alma, a parada onde encontra seu repouso, seu segredo, sua vida profunda, a
mística para agir em nome do projeto do Pai: a oração lhe é natural e
impulsiona seu ministério em favor da divinização do humano, descaracterizado
em seu tempo.
É na vida, no cotidiano das
relações que se manifesta a espiritualidade: o dinamismo interno que impulsiona
ao amor pela dignidade da pessoa, rejeitando aquilo que desfigura o outro, são
evidências de uma mística capaz de sanar as “epidemias” de uma pós-modernidade
cética e indiferente.
Concretizada no discipulado
autêntico e no seguimento (identidade)
Concretizada na Missão: envio
para pregar o amor e as maravilhas de Deus (a Boa Notícia e o Projeto do Reino
de Deus);
Concretizada no Testemunho:
experiência de Deus que se manifesta na vida.
Concretizada na alteridade e na
gratuidade (Jo 17).
Local de santidade:
realidade!!!!!! (sensibilidade ao grito dos deserdados desse mundo): Superar as
dualidades (corpo x alma; profano x sagrado)
Convite a santidade; “Avancem
para as águas mais profundas”. (Lc 5,4)
** Roberto Bocalete,
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