quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CATEQUESE EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“IDE E ANUNCIAI: MANTER VIVA A CONSCIÊNCIA DA MISSÃO!”


PREPARANDO O AMBIENTE
Colocar a Bíblia em destaque nu ambão com tecido verde, iluminada por uma vela. Providenciar flores, uma cruz e uma vasilha com água. Colocar símbolos de missão (globo terrestre, sandálias e as cores dos continentes) e prever para cada participante  uma vela para o momento do compromisso!

I - ACOLHIDA
Catequista: Sejam bem vindos a mais um momento de encontro. Que a paz e a benção de Deus esteja com cada um de nós, missionários e missionárias da ação evangelizadora. Iniciando o mês de outubro, em que somos convidados a refletir sobre a consciência missionária, queremos nos comprometer com o anúncio e o testemunho Palavra. Do discípulo autêntico nasce o missionário comprometido!
Canto: É missão de todos nós, Deus chama eu quero ouvir a sua voz!

II - ORAÇÃO INICIAL
C: Discipulado e missão são duas faces da mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que Cristo vive, reina e nos ama. De fato, o discípulo sabe que sem Jesus não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro. Renovemos nosso batismo, fonte de nossa vocação de discípulos-missionários, tocando a água da vasilha e fazendo sobre nós o sinal da cruz!
Canto: “És água viva, és vida nova, e todo dia me batizas outra vez! Me fazes renascer, me fazes reviver, eu quero água desta fonte de onde vens!”

III – DEUS NOS FALA
Acendimento da vela
C: Evangelizar é preciso! Que sejamos luz, que como a Palavra em nossas vidas!
Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós

C: No final do Evangelho de Marcos entendemos nossa missão: anunciar a Boa-nova as criaturas, realizar sinais de libertação e vida, testemunhando ao mundo a vitória da justiça e da verdade sobre o mal!
  
Canto: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Leitura do texto: Marcos 16,14-20
(momento de silêncio)

Partilha:
1. Como estamos assumindo nosso discipulado de anunciadores da Boa-Noticia?
2.Quais são os sinais que acompanharam os missionários? Como entendemos isso? É algo sobrenatural ou parte do agir como agiu Jesus?
3. Como podemos nos comprometer com a missão?
4. No começo deste mês dedicado a missão,  quais os compromissos que vamos nos propor a viver?

IV – APROFUNDAMENTO DA PALAVRA
C: Jesus envia os apóstolos a anunciar o Evangelho a todas as criaturas, a “fazer discípulos”, como também nos envia hoje! Anunciar é testemunhar a experiência pessoal com Jesus e favorecer aos outros tal experiência; “fazer discípulos” indica dinamicidade, necessidade de contribuir como agente de um processo de aprendizado.
Leitor 1: Na espiritualidade cristã, é a entrada no Caminho, a aquisição da Palavra de Deus na própria vida, o deixar-se divinizar, a permissão pessoal para que o Espírito de Deus aja dentro de si que fará de nós seguidores. O ingresso no discipulado, torna-nos autênticos na vida pessoal e encontrando em Deus a fonte e a meta da vida.
Leitor 2: Quem assume sua vocação de missionário realizará grandes sinais: expulsará a maldade, iluminará as trevas, será sinal de vida onde a morte prevalece.
Leitor 1: Perdoará o outro onde houver ódio e rancor, será presença de paciência onde o raiva governa, acolhida onde há discriminação e partilha onde há egoísmo; sinal de cuidado onde houver descaso, de doçura onde a amargura prevalecer.
Leitor 2: Assim, basta lembramos uma canção do padre Zezinho para entendermos os sinais que realizaremos:
Canto: Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, sonhar como Jesus sonhou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz!


V – RENOVAR NOSSO COMPROMISSO DE SEGUIR JESUS
C: Queridos irmãos e irmãs catequistas aqui reunidos, nós pertencemos a Jesus Cristo, nossa vida foi mergulhada na vida de Jesus pelo batismo. Recebemos o dom do Espírito Santo para permanecermos unidos a Jesus e a sua Igreja, que precisa que desempenhemos nosso ministério como discípulos do Evangelho. Peçamos que nossa vida continue unida à vida do Senhor para que nosso ministério seja fecundo!
C: Vamos acender as nossas velas para nos comprometer com a resposta ao chamado feito por Jesus a evangelizar; que sejamos sinais firmes de discipulado, missionariedade, comprometimento, ministerialidade!
Canto: Oh luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

C: Muitos são os que precisam ainda encontrar o Senhor e descobrir nele um novo e gratificante caminho. Os que já o encontraram também têm que cultivar a alegria desse encontro que transforma vidas e nos dá sempre novas forças. Nós aqui presentes, queremos que o Senhor transforme nossas vidas, favorecendo o processo de conversão, para que o discipulado seja a escola permanente na alegria de estarmos a serviço do Reino?
Todos: Sim, queremos!
Canto: O Deus que me criou, me quis, me quis consagrou, para anunciar o seu amor!
C: A Palavra é fonte de Vida que queremos comunicar, mas é também o Pão diário que nos sustenta pelo caminho. Nós aqui presentes, queremos ouvir sempre melhor a voz do Senhor na Palavra para que possamos levar aos outros, com autenticidade, a proposta da salvação?
Todos: Sim, queremos!
Canto: O Deus que me criou, me quis, me quis consagrou, para anunciar o seu amor!
C: Sabemos que sem o testemunho de comunhão nosso discipulado não seria convincente. “A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão”. Nós aqui presentes, queremos nos fortalecer por meio de uma espiritualidade da unidade na diversidade, para que possamos dar conta da missão em nome da Igreja, vista como uma grande e acolhedora família?
Todos: Sim, queremos!
Canto: O Deus que me criou, me quis, me quis consagrou, para anunciar o seu amor!
C: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, Como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo. Este é o objetivo de nossa ação evangelizadora presente das Diretrizes gerais da CNBB. Assim, nós aqui presentes, queremos ser Igreja comprometida com a causa do Reino?
Todos: Sim, queremos!
Canto: O Deus que me criou, me quis, me quis consagrou, para anunciar o seu amor!
C: Nós aqui presentes, queremos assumir um rosto de Igreja discípula e missionária, vocacionada e ministerial, seguidora de Jesus e favorecedora de uma experiência pessoal com Cristo?
Todos: Sim, queremos!
Canto: O Deus que me criou, me quis, me quis consagrou, para anunciar o seu amor!

VI - ENVIO MISSIONÁRIO
C: Deus, Pai de bondade, renovai, pela força do Espírito Santo, nossa fé, esperança e caridade. Despertai em todos nós o desejo de conhecer sempre mais o vosso Filho Jesus. Dá-nos a disponibilidade de segui-lo, fazendo-nos discípulos que vivam como irmãos e irmãs em comunidades. Suscitai vocações para a nossa Igreja e tornai fortes na fé os seguidores que anunciam o Evangelho, dando-lhes coragem para testemunhar uma igreja comprometida, em permanente estado de missão. AMÉM!

Todos: Que Deus Pai de bondade e misericórdia nos envie em missão. Que Jesus nos faça fieis ao seu mandato de anunciar ousadamente o mistério do Evangelho. Que o Espírito Santo permaneça em nós, nos fortaleça, anime e encoraje nossas atividades evangelizadoras! Amem!


** Roberto Bocalete

Nenhum comentário:

Postar um comentário